Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Perfil empreendedor é tema de artigo científico
conteúdo

Notícias

Perfil empreendedor é tema de artigo científico

Pesquisa foi realizada por servidores da instituição
última modificação: 11/01/2016 12h37

Discutir o papel do empreendedorismo e da incubação de empresas no perfil dos futuros tecnólogos brasileiros, com foco especial nos alunos do IFCE, é o objetivo do estudo desenvolvido pelo servidor do campus de Fortaleza Adriano Monteiro e da servidora de Maracanaú, Fernanda Rosalina da Silva. A pesquisa será apresentada no XV Congresso de Gestão de Tecnologia Latino-Iberoamericano (ALTEC), em Portugal, nos dias 27 a 30 de outubro.

De acordo com Adriano Monteiro, a pesquisa surgiu da necessidade de identificar perfis empreendedores nos alunos do IFCE e de determinar o que os leva a procurar a incubadora de empresas do campus, espaço propício à execução de novas ideias, onde se disponibiliza assessoria jurídica e contábil aos projetos de empreendimento de alunos da instituição.

A importância do artigo está no melhor conhecimento da figura do empreendedor, como explica Fernanda Rosalina. "Buscamos identificar se as características ditas do perfil empreendedor, e a tríplice hélice (governo, universidade e empresa) influencia na classificação do aluno como empreendedor". Fernanda fala ainda do apoio que recebeu do IFCE. "Atualmente, tendo a oportunidade de trabalhar na instituição, posso destacar também o apoio dado aos servidores que fazem pós-graduação"

Para Adriano, as incubadoras têm uma "relevância crescente na nova economia, assumindo importante papel na geração de sinergias e no estímulo de novas oportunidades de negócios e empreendimentos".

Os servidores utilizaram-se de uma metodologia de estudo descritiva, bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico, respondido por 728 estudantes dos campi de Fortaleza e de Maracanaú.