Notícias
Pais e responsáveis participam de encontro em Fortaleza
Cerca de 100 pais e responsáveis pelos alunos novatos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram na noite desta quarta-feira, dia 10, de reunião no auditório do Castello Branco. O encontro, promovido pela Coordenadoria Técnico-Pedagógica (CTP), tem o intuito de aproximar mais os pais da vida acadêmica dos filhos.
E essa aproximação se dá no cotidiano das famílias. Juliceide Monteiro, por exemplo, conversa todos os dias com o filho Getúlio de Souza sobre a nova escola, onde ele cursa o técnico integrado em Mecânica. O sonho de ser aluno do IFCE agora abriu espaços para novos desafios. "Ele está feliz, gostando do curso, se empenhando, estudando mais porque é um pouco puxado. É muito diferente das outras escolas", conta a mãe. "Estou muito orgulhosa. O nosso intuito é que dê tudo certo e ele conclua o curso", acrescenta.
Os pais puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da instituição, de setores como o Serviço de Saúde, Serviço de Psicologia, a Coordenação Técnico-pedagógica, além de conhecerem os coordenadores de cursos, o fazer pedagógico do instituto e o funcionamento do programa de monitoria. E a palavra do dia foi interação, para tornar os pais mais próximos dos professores e para auxiliar na condução dos estudantes, como lembra a coordenadora pedagógica do campus de Fortaleza, Elcy Vales.
A diretora de Ensino Lucimar Maranhão destaca que a parceria entre escola e pais é fundamental para a formação dos discentes. Para ela, os pais devem estar atentos às oportunidades que a instituição oferece, às possibilidades dos egressos no mundo do trabalho e à verticalização de seus estudos, com cursos de graduação. "É preciso que eles acompanhem o rendimento acadêmico junto com os professores, porque a educação não é só papel da escola. Os pais têm uma responsabilidade grande", destaca.