Notícias
Neabis lançam campanha por meio de vídeos
Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi de Fortaleza/Crateús, Quixadá, Juazeiro, Jaguaribe e Paracuru lançaram a campanha “Todos os Homens e Mulheres que lutaram pelos meus direitos antes de mim”, em alusão à Data Magna do Ceará, celebrada anualmente dia 25 de março no Estado.
Ao todo serão 10 vídeos produzidos por estudantes do IFCE e divulgados nos canais de comunicação da instituição, fazendo alusão a personagens e grupos que de alguma forma lutaram e ainda lutam em prol da causa étnica.
Dentre os homenageados estão: o Dragão do Mar, Racionais MCs, Marielle Franco, Almirante Cândido, Abdias Nascimento, Pedrina de Deus, Nelson Mandela, Elza Soares, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Neabi do campus de Fortaleza, Anna Erika, a campanha surgiu a partir de diálogos entre alunos e docentes de diversos campi do IFCE. “Mesmo diante desse contexto mundial, analisamos e acreditamos que é válido falar sobre essa luta de classe racial e dar visibilidade a essas pessoas que tanto lutaram em prol dos nossos direitos.”
Para a estudante Stephany Vieira, integrante do Neabi de Paracuru, a campanha é de suma importância para ressaltar os direitos conquistados. “A luta pelos nossos direitos será sempre persistente. Temos que aproveitar o que já foi feito por nossos antecessores e tentar sempre avançar nessa causa.”
Desde 2011, a Data Magna foi instituída como feriado no Ceará, fazendo assim alusão e homenagem à primeira província imperial do Brasil a libertar os escravos em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, que foi sancionada em 13 de maio de 1988 e que encerrou, de maneira oficial, a escravidão no Brasil.