Notícias
Ministro da Educação visita o IFCE
Em sua primeira agenda oficial no Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará na manhã desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro. Na ocasião, conheceu projetos de pesquisa desenvolvidos no campus de Fortaleza e no Polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vistoriou o refeitório acadêmico e conversou com gestores e representantes estudantis.
"Fiz questão de visitar o Instituto Federal pelo que ele representa na formação de jovens não só no Ceará, mas no País inteiro”, destacou o ministro. Na pauta das discussões, estava o fortalecimento dos institutos e das universidades federais, com o reforço do orçamento e dos investimentos.
“Há um compromisso do presidente Lula de reforçar o orçamento dos institutos e das universidades federais, que foi bastante sofrido nos últimos anos. Estamos discutindo com os reitores uma suplementação orçamentária para os campi”, informou Camilo Santana sobre a liberação de novos recursos. Já foram destinados R$ 250 milhões por meio do FNDE para obras que estavam paradas em todo o País.
O reitor do IFCE, Wally Menezes, informou que a instituição não tem nenhuma obra parada e que entregará todas as 40 que iniciou. Ressaltou a importância do compromisso do MEC em dar celeridade a essas obras e em retomar as que foram paralisadas em outras instituições.
Restaurante acadêmico
Com investimento de R$ 1.570.469,09, o refeitório acadêmico tem área de 1.021,02m², 18 ambientes e capacidade para atender 684 pessoas simultaneamente. As atividades estão previstas para se iniciarem em março, apenas para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O refeitório é fruto de “60 anos de muita luta", como lembra o diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos. A vinda do ministro “nos dá a esperança” da recomposição orçamentária do IFCE e da concretização desse equipamento para a comunidade acadêmica.
Aluno do curso técnico integrado em Eletrotécnica e presidente do Grêmio Estudantil, Gabriel Praciano apresentou pautas ao ministro da Educação e pediu mais atenção aos discentes, em especial na ampliação dos auxílios estudantis e do uso do restaurante acadêmico. “Que possa ser mais amplo e abranger mais estudantes”, defendeu.
Camilo Santana informou que em breve o presidente Lula e o Mistério da Educação anunciarão aumento da verba para alimentação escolar, que está há seis anos sem reajuste, e que também é uma prioridade do Governo Federal reforçar a assistência estudantil. “É fundamental para garantir que as pessoas que mais precisam tenham a oportunidade de concluir seus cursos”, avaliou o ministro.
Desafios do MEC
O ministro Camilo Santana reforçou que a educação é uma prioridade do Governo Lula. Apontou como os principais desafios à frente do MEC a garantia da escola em tempo integral, a conectividade das escolas, a alfabetização na idade certa e a formação dos professores.
"Nós temos uma missão de, até o final do Governo do presidente Lula, todas as escolas de ensino básico no Brasil estarem conectadas, não só com Internet de banda larga de alta velocidade, mas também com equipamentos nas escolas e com plataforma digital de ensino", explicou.
A temática da conectividade foi abordada na visita. Wally Menezes colocou o IFCE à disposição para colaborar com o MEC. “Não existe voo solo. Se a gente quer realmente transformar esse País pela educação, tem que estar todo mundo junto”, defendeu o reitor do IFCE.
Participaram da visita a pró-reitora de Ensino, Cristiane Borges, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques, a pró-reitora de Extensão, Ana Claudia Uchoa, o pró-reitor de Administração, Reuber Saraiva, e o pró-reitor de gestão de Pessoas, Marcel Ribeiro.
Também estiveram presentes os diretores dos campi de Aracati, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Fortaleza, Maracanaú, Pecém, Quixadá e Tianguá, do Centro de Referência em Educação a Distância, assessores especiais da reitoria, professores e estudantes do IFCE.
Manuella Nobre (Fortaleza)