Notícias
Mestrado em Ciência da Computação tem primeira defesa
O mestrado em Ciência da Computação do campus de Fortaleza do IFCE teve sua primeira dissertação defendida pelo então mestrando Róger Moura Sarmento, que apresentou a pesquisa intitulada "Análise de Densidade do Tecido Cerebral: Nova Abordagem para Extração de Características em Imagens de Tomografia Computadorizada do Crânio".
O pesquisador explicou que a pesquisa se propôs a desenvolver uma ferramenta que possa auxiliar neurologistas a detectar e classificar o Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico ou isquêmico em imagens de tomografia computadorizada do crânio.
O software tem a função de descrever com precisão, por meio de equações matemáticas, a ocorrência de um AVC, além de verificar a extensão e severidade nos casos detectados. O objetivo central é colaborar com o médico no seu diagnóstico/prognóstico clínico, servindo como uma segunda opinião matematicamente fundamentada e utilizando técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI).
Novos Desafios
Também docente do campus de Iguatu, Roger Moura destaca a importância do mestrado para sua vida acadêmica: "Estou no IFCE desde 2005. Entre 2005 e 2009 como aluno, depois como professor substituto, e, desde 2013, como professor efetivo. O mestrado proporcionou diversas experiências, ampliou meus conhecimentos e abriu um novo leque de contatos profissionais".
Atualmente, o programa está com 30 alunos matriculados, mas o coordenador Wendell Rodrigues enfatiza que o importante é a qualidade. O mestrado em Ciência da Computação do campus de Fortaleza possui três linhas de pesquisa: Inteligência Artificial, Computação Aplicada e Engenharia de Software.