Notícias
Meio Fio realiza Semana e discute o lugar da mulher na arte contemporânea
A nova edição da Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação acontecerá no próximo período de 22 a 26 de novembro, com transmissão pelo canal do IFCE Fortaleza no You Tube das 18h às 20h. Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes do IFCE e com o Núcleo de Estudo das Diversidades, Intolerância e Conflitos da USP, este ano o evento aborda o tema “O lugar da mulher na arte contemporânea”. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 22 de novembro para artistas, educadores, pesquisadores e interessados em arte, além dos discentes da área e integrantes do grupo homônimo do IFCE.
De acordo com o professor e coordenador do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação - GMPA, Herbert Rolim, “a realização da semana de arte, com a mulher no centro da investigação, pretende estimular as pesquisas dos licenciandos(as) e pós-graduandos(as) em Artes do IFCE nesse campo, além de chamar atenção dos profissionais e público ligado à área ou temas no nosso Estado”. Ele lembra que o Grupo Meio Fio participa e colabora com o projeto “A Cátedra Nômada: Onde estão as mulheres na arte e na cidade? Fricções entre arte + gênero +memória + cidades” da USP. Com 14 anos de estudo, é muito valioso o surgimento de novas reflexões, o recorte de gênero na produção artística atual, além do registro histórico das ações dos nossos pesquisadores, ressalta.
Entre as atividades da programação da Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação, estão a palestra “O lugar da mulher negra e artista na arte e na cidade?”, com as professoras Dra. Cecília Calaça (vice-líder do Meio Fio) e Dra. Sandra Petit (graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Universidade Paris VIII, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora da UFC) e com o Prof. Dr. Guilherme Marcondes (com Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE, doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ); assim como a oficina de lambe “Mulheres e os muros: Projeto Nosso Museu”, com a artista e aluna do IFCE de Fortaleza Andrea Dalverone; e a Mostra Meio Fio na Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade?”, com visitação virtual e presencial, mediante agendamento. Aos participantes será disponibilizado certificado de 40 horas.
Mais informações:
E-mail: meiofiopesquisaeacao@gmail.com |caio.cesai.lima@aluno.ifce.edu.br
WhatsApp: 85 992072834
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza