Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Mecatrônica e Teatro são reconhecidos pelo MEC
conteúdo

Notícias

Mecatrônica e Teatro são reconhecidos pelo MEC

O curso de Mecatrônica Industrial recebeu o conceito máximo pelos avaliadores
última modificação: 06/11/2024 11h04

Os cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE acabam de ser reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma escala que varia de 1 a 5, o curso de Mecatrônica Industrial obteve conceito final 5 (cinco), enquanto a Licenciatura em Teatro obteve nota 4 (quatro).

Com oito semestres de duração, o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial capacita profissionais para implementarem projetos mecânicos e eletromecânicos, projetarem peças para usinagem convencional e automatizada e elaborarem controles robóticos, entre outras funções.

Bastante feliz com o resultado da avaliação, o coordenador da Mecatrônica Industrial, Cícero Roberto Moura, destacou o trabalho coletivo para a obtenção do êxito. “Desde o início de nossa gestão na coordenação, realizamos um trabalho coletivo, com o apoio dos professores, alunos, da equipe pedagógica e de toda a gestão do IFCE; nos empenhamos em um processo contínuo de autoavaliação do curso com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria, o que possibilitou uma revisão completa e significativa do projeto pedagógico do curso.”

O coordenador destacou a importância do resultado, pois em 2017 o curso tinha obtido nota 3 (três) na avaliação e agora saltou para a nota 5 (cinco). “Alcançar esse nível de excelência, em suas diversas dimensões, reflete o comprometimento de todos os envolvidos na formação dos nossos estudantes e futuros profissionais. Assim, o sentimento que melhor define este momento é o de dever cumprido, reconhecimento e gratidão.”

 Já no curso de Licenciatura em Teatro, os estudantes recebem instrumental didático-pedagógico fundamental para o ensino de Teatro na educação básica, com ênfase no trabalho prático do ator de teatro. O foco do curso é atender às necessidades da comunidade escolar a partir da relação entre ensino, pesquisa e extensão.  O curso tem duração de oito semestres.

Para a coordenadora da Licenciatura em Teatro, Liliana de Matos Oliveira, o resultado da avaliação é um reflexo das boas práticas que vêm sendo implantadas no curso. “A avaliação para renovação do reconhecimento do curso pelo MEC é um rito que nos trouxe a possibilidade de parar, organizar, refletir com orgulho e admiração o compromisso público, ético-estético de um processo formativo para artistas docentes realizado na cidade de Fortaleza que reivindica para o mundo uma educação sensível, crítica, criativa e profissional para afirmação de uma sociedade comunitária comprometida com o envolvimento e com a partilha de saberes.”

Liliana reforçou ainda que a avaliação do MEC ressaltou o comprometimento político do curso com as questões étnico-raciais. “A Licenciatura em Teatro do IFCE avança e fortalece sua presença no cenário artístico educativo nacional, em consonância com o tema proposto na recente prova do ENEM”.

O curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial oferta 30 vagas por semestre, e a Licenciatura em Teatro oferta 35 por semestre. A forma de ingresso em ambos os cursos é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para se candidatar, é necessário ter o ensino médio concluído.

Para conferir mais informações, acesse a página dos cursos.  

https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/graduacao/licenciatura/teatro/teatro

https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/graduacao/tecnologicos/mecatronica-industrial/mecatronica-industrial