Notícias
Livro reconstrói trajetória da comunidade Pinheirinho
“Os oprimidos sabem do que se trata: a resistência do Pinheirinho e a violência de Estado no Brasil” esse é o título do livro recém lançado pelo professor do campus de Fortaleza do IFCE David Moreno Montenegro. Fruto de sua pesquisa de doutorado, a obra reconstrói a experiência da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos/SP, e a luta daquela comunidade pelo direito à cidade, moradia e justiça social.
Pinheirinho foi considerada a maior ocupação urbana da América Latina, que existiu por oito anos (2004 a 2012) com casas, pequenos comércios, templos religiosos, praças e que em 22 de janeiro de 2012 foi desocupada por meio de uma operação policial de reintegração de posse.
Para David Moreno “o Pinheirinho é a síntese da sociedade brasileira, atravessada por desigualdades sociais, segregações e que tem em sua história processos de violências profundos, sobretudo nas diversas formas de opressões que se abatem sobre as pessoas mais vulneráveis do país”.
O primeiro lançamento do livro ocorreu em São Paulo, no final de agosto. Em Fortaleza, o lançamento do livro “Os oprimidos sabem do que se trata: a resistência do Pinheirinho e a violência de Estado no Brasil” aconteceu no último dia 15/12, na livraria Lamarca.
No próximo dia 19 de janeiro, a partir das 16h, David Moreno participará do Programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica, iniciativa da Biblioteca Pública do Estado do Ceará, debatendo a temática e os caminhos teórico-metodológicos que estruturaram sua pesquisa.