Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Lançado edital de seleção para cursos técnicos

Lançado edital de seleção para cursos técnicos

Fortaleza oferta 395 em 12 cursos
última modificação: 12/09/2022 02h39

Já está disponível o edital de seleção para o semestre 2023.1 dos cursos técnicos do campus de Fortaleza do IFCE. Ao todo são ofertadas 395 vagas em 12 cursos técnicos, sendo metade cursos subsequentes e outros 6 integrados ao ensino médio.

Os interessados deverão realizar a inscrição, exclusivamente pela internet, no Q-seleção, entre os dias 16 de setembro e 2 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 reais. O exame de seleção está previsto para ser realizado no dia 6 de novembro, com prova de conhecimentos gerais e redação.

Os cursos subsequentes ofertados são Edificações, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica Industrial, Manutenção Automotiva e Segurança do Trabalho. Já para o integrado ao ensino médio, são ofertadas vagas em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica Industrial, Química e Telecomunicações.

Em todos os cursos, 50% das vagas são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas. A divisão do percentual de vagas está devidamente esclarecida do edital do processo seletivo.

Isenção
Entre os dias 16 e 23 de setembro, os candidatos que preenchem os requisitos estabelecidos em edital poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. Podem solicitar isenção estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada (para cursos integrados ao ensino médio) ou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada (para cursos subsequentes).

Também serão contemplados com a isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007).

Entenda as modalidades
Integrado – Nessa modalidade o aluno faz, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas e as disciplinas do ensino médio tradicional. Podem se inscrever os estudantes que, no ato da pré-matrícula, apresentarem comprovante de conclusão do ensino fundamental.
Subsequente - Nessa modalidade o aluno cursa somente as disciplinas técnicas do curso escolhido. Podem se inscrever os estudantes que, no ato da pré-matrícula, apresentarem comprovante de conclusão do ensino médio.

Mais informações sobre todos os detalhes do processo seletivo 2023.1 estão disponíveis no edital de seleção: