Notícias
Iniciadas as aulas do Mulheres Mil
Recomeçar os estudos, após longo período afastadas da sala de aula, é o desafio de muitas mulheres que iniciaram, na última quarta-feira (17), as atividades da 7ª turma do Programa Mulheres Mil do campus de Fortaleza do IFCE. Ao todo, cinquenta estudantes terão a oportunidade de se aprimorar seus conhecimentos no Curso Básico de Qualificação Profissional em Manipulação de Alimentos.
Durante a aula inaugural, realizada no auditório Castelo Branco, as alunas foram acolhidas pela equipe gestora do programa, participaram de dinâmica de integração grupo e conheceram um pouco mais acerca da instituição. Segundo a coordenadora do Mulheres Mil em Fortaleza, professora Sarah Ribeiro, o programa vem, ao longo do tempo, proporcionando mudanças significativas na vida das participantes, sobretudo no tocante a motivação, a autoestima e ao estímulo para dar continuidade nos estudos.
No primeiro contato, as mulheres apresentaram muitos desejos como entrar no mercado de trabalho, ter o próprio negócio e multiplicar os conhecimentos. Além disso, muitas consideram o curso uma porta de entrada para a graduação superior em áreas como gastronomia, turismo e filosofia. A aula inaugural foi importante também para as estudantes assimilarem os eixos norteadores do programa: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável.
Para a estudante Socorro Santana, ter sido aprovada no Programa Mulheres Mil está sendo muito importante e dando uma motivação especial a sua vida. "Esse curso surgiu como uma grande oportunidade na minha vida. Estou determinada a assistir todas as aulas e concluí-lo, pois tenho certeza que ele me abrirá as portas do mercado de trabalho".
Já Roseane Araújo, que precisou abandonar os estudos em 2004 em decorrência de uma gravidez, está bastante feliz por ter sido aprovada no curso e, sobretudo, por ter a oportunidade de estudar no Instituto Federal do Ceará. "Desde a época de Escola Técnica, eu vinha aqui, frequentava a biblioteca e falava pra mim mesmo que um dia eu iria estudar aqui e com muito esforço esse dia chegou e agora eu quero aproveitar ao máximo".
O programa Mulheres Mil visa garantir a mulheres em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade de formação profissional e, consequentemente, a inserção delas no mercado de trabalho. Além de Fortaleza, os campi do IFCE em Canindé, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Jaguaribe, Morada Nova e Quixadá também já desenvolvem o programa.