Notícias
Incubadora do IFCE fecha parceria com a Philips
A Incubadora de Empresas do campus de Fortaleza do IFCE, por meio da Startup Salvus, acaba de fechar um convênio a empresa Philips Medical Systems LTDA. A formalização do acordo aconteceu com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão do IFCE (FAIFCE).
A parceria tem como objetivo a realização do projeto Telepen fase 02 que consiste no desenvolvimento de uma solução com grafeno para monitoramento de oxigênio à distância capaz gerar dados da utilização dos pacientes por meio dos concentradores de oxigênio da Philips em ambientes remotos.
A Startup Salvus, que integra a Incubadora do IFCE na modalidade de Empresa Associada, possui expertise em desenvolvimento de softwares, dispositivos inteligentes e uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), com capacidade de ajudar as empresas de homecare na gestão e transformação digital do atendimento domiciliar.
O convênio foi firmado com base na Lei da Informática (Leis 8.248/91, 10.176/01, 11.077/04 e 13.023/14) e foi concretizado pelo fato da Incubadora ser credenciada junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Coordenadora da Incubadora de Empresas do campus de Fortaleza, Maíra Nobre, destacou a relevância da parceria. “É muito importante que as nossas empresas, na modalidade associada, participem de processos captação de recursos para pesquisas básicas, aplicadas e inovação aberta, sobretudo no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos ou aprimoramentos”.
O papel da Incubadora no convênio será o de prestar suporte a associada, articulando a participação dos laboratórios do IFCE e fornecendo consultorias especializadas por meio de uma equipe técnica formada por alunos, docentes e técnicos administrativos que será coordenada pelo professor Wendell Rodrigues, do Departamento de Telemática.
Confira aqui o extrato do convênio publicado no Diário Oficial da União.