Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > IFCE recebe pesquisadora da Télécom Paris

IFCE recebe pesquisadora da Télécom Paris

Evento com Lírida Naviner é aberto ao público
última modificação: 28/11/2023 10h29

Nesta terça-feira, dia 27 de novembro, às 14h, o Instituto Federal do Ceará, por meio do programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET), promove palestra da pesquisadora Lírida Naviner, professora titular do Departamento de Comunicações e Eletrônica da Télécom Paris e coordenadora acadêmica da área de Informação, Comunicação e Eletrônica (ICE) na Escola Doutoral do Instituto Politécnico de Paris.

Lírida Naviner orientou mais de 20 teses de doutorado e participou de inúmeros projetos de mestrado. Contribuiu como coinventora de 7 patentes e participou da redação de mais de 300 artigos científicos. Ativa na comunidade acadêmica e científica, atuou como líder científica em vários projetos de colaboração acadêmica ou industrial, envolvendo parceiros nacionais e internacionais.

Ao longo de sua carreira, suas pesquisas se concentraram no design de hardware dedicado, com ênfase na reconfigurabilidade, escalabilidade, baixo consumo de energia e otimização de desempenho. Seus interesses atuais estão voltados para sistemas embarcados inteligentes e o design de circuitos que combinam memória não volátil com dispositivos CMOS.

O evento acontece no auditório Iran Raupp do campus de Fortaleza, é gratuito e aberto ao público. A pesquisadora apresentará a Télécom Paris, principal escola francesa de engenharia em tecnologias digitais, e o Instituto Politécnico de Paris, um centro público de excelência em ensino superior, pesquisa e inovação.

A ação tem o fomento do Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com a Embaixada da França no Brasil. O objetivo é estreitar a cooperação entre as instituições cearenses e francesas por meio do intercâmbio recíproco de professores e pesquisadores.

Por Manuella Nobre (Fortaleza)

registrado em: , ,