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IFCE lança portal para auxiliar comerciantes durante a quarentena
A drástica redução das atividades econômicas, por causa da quarentena frente à pandemia do coronavírus, tem suscitado medidas urgentes para reduzir os danos sociais iminentes. Para contribuir na busca de soluções para o problema, o IFCE, por meio dos laboratórios de Redes de Computadores (LAR), campus de Aracati, e de Inovação Tecnológica (LIT), em Fortaleza, desenvolveu uma plataforma on-line para disponibilizar à população informações sobre os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços essenciais no Estado.
A plataforma, acessível no endereço eletrônico www.fiquenolar.ifce.edu.br, será lançada nesta terça-feira (31). Em sua base inicial, já disponibiliza informações de empreendimentos localizados nos municípios da região leste cearense cadastrados no sistema, destacando-se os municípios de Aracati, Fortim, Itaiçaba e Jaguaribe. A plataforma está disponível gratuitamente para empreendedores de todo o Ceará.
De acordo com a professora Carina Teixeira de Oliveira, a ideia é que os comerciantes e prestadores de serviços essenciais possam cadastrar informações sobre os seus produtos (itens e tipos de produtos e serviços ofertados, horário de funcionamento, formas de pagamento e de entrega, etc). “É uma forma que a gente encontrou de movimentar a economia. Fica tudo concentrado nesse portal. O próprio dono do estabelecimento consegue cadastrar o seu negócio, para que depois as pessoas possam consultar, de forma rápida e organizada, essas informações”, enfatiza.
O sistema foi desenvolvido em curtíssimo prazo, dada a urgência da demanda. A equipe, formada por professores e alunos bolsistas, trabalhando de forma voluntária, levou apenas 3 dias para concluir essa primeira versão da plataforma. "Isso vem demonstrar mais uma vez a importância da interiorização do conhecimento, a capilaridade e a força do IFCE nas ações de combate à COVID-19 e o talento dos nossos estudantes e pesquisadores”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Wally Menezes.
Em relação aos outros serviços de venda on-line, a plataforma Fique no Lar se diferencia pela menor burocracia para que o empreendedor se cadastre. Toda a negociação é feita entre o cliente e o comerciante, e não há intermediação pela ferramenta. O objetivo é dar visibilidade, conectar os consumidores com os pequenos e médios serviços e comércios de cada região, que são os mais afetados pela crise. "A ideia é que o aplicativo não pare por aí e que novas funcionalidades sejam desenvolvidas", acrescenta o professor Wendell Rodrigues.
Elinaldo Rodrigues (campus de Aracati) e Manuella Nobre (campus de Fortaleza)