Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > IFCE estreia nova radionovela na Universitária FM

IFCE estreia nova radionovela na Universitária FM

Obra de José de Alencar é produzida por equipe das Artes
última modificação: 13/10/2017 09h19
Atores caracterizados dos personagens

O Demônio Familiar, do escritor cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM em formato de radionovela, marcando mais uma parceria do equipamento da UFC com o campus de Fortaleza do IFCE. A trama  estreia nesta terça, 10, e prossegue até sexta, 13 de outubro, em quatro capítulos, que vão ao ar às 7h, 12h30 e 18h30.

Peça teatral originalmente escrita em 1857 por José de Alencar, a narrativa de O Demônio Familiar acontece no Rio de Janeiro(séc. XIX) e conta a história da família da viúva D. Maria. Seu filho mais velho e jovem médico, Eduardo, assume o posto de chefe familiar, responsável também pelos destinos de sua irmã, Carlotinha, que mantém namoro secreto com Alfredo, amigo de Eduardo. O grande amor do médico é Henriqueta, amiga de Carlotinha, que também ama o rapaz. Entretanto, a união do casal é impedida pela promessa à Azevedo, em parte para ajudar seu pai, Vasconcelos, a saldar algumas dívidas. Escravo da família, o menino Pedro assume papel importante na trama, com intromissões na vida amorosa dos personagens.

Projeto de extensão do IFCE, numa articulação da Casa de Artes e da Coordenadoria de Comunicação Social do campus de Fortaleza do IFCE,  esta radionovela tem no elenco: Ana de Brech, como Henriqueta; Ana Patrícia Moura, como D. Maria e narradora; Felipe Cardoso de Souza, como Eduardo; Ítalo Alves, como Alfredo e Vasconcelos; Cristiano Marques, como Pedro; Mara Nívea, como Carlotinha, e Priscylla Pinho, como Azevedo. A orientação do núcleo de atores é da formanda em Licenciatura em Teatro do IFCE, Taciana Morais, e do jornalista Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM. A adaptação do clássico é do dramaturgo cearense e professor aposentado do IFCE Fernando Lira.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da unidade do IFCE em Fortaleza, Manuella Nobre, esse projeto tem grande importância, por consolidar nossa parceria com a Rádio Universitária e abrir novos espaços para as produções dos nossos alunos. "A criatividade e a qualidade técnica de nossos discentes ficam comprovadas também nesse gênero. Aliás, esse projeto só existe pela adesão e dedicação desse grupo das Artes", destaca ela.

A inclusão da radionovela O Demônio Familiar na grade da Rádio Universitária  é uma das atividades em comemoração aos 36 anos do veículo, que transcorrerá em 15 de outubro. Em 2016, durante as comemorações de 35 anos da Universitária FM, foi ao ar a radionovela A Mão que Balança o Bolso,  também produzida pelo grupo do Departamento de Artes do campus de Fortaleza do IFCE.

"Ter radionovelas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos dois anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro", afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de Teatro para os estúdios, explorando este gênero.

Com informações de Caio Mota