Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > IFCE é destaque no Guia da Faculdade do Estadão

IFCE é destaque no Guia da Faculdade do Estadão

Três cursos do campus Fortaleza alcançaram nível de excelência
última modificação: 17/01/2023 14h48

Três cursos do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) alcançaram cinco estrelas (nota máxima) no Guia da Faculdade Estadão, publicação organizada e divulgada pelo jornal o Estado de São Paulo.

Com isso, o IFCE foi a instituição pública cearense que mais aprovou cursos com grau de excelência nesta edição do Guia, que avaliou mais de 17 mil graduações em todo o país.

Os cursos de Física, Saneamento Ambiental e Turismo alcançaram o conceito máximo nos critérios utilizados pelo levantamento. Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Gestão Desportiva e de Laser, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Telemática, Licenciatura em Matemática, todos do campus Fortaleza, e outras 14 graduações de diversos campi do IFCE alcançaram quatro estrelas (muito bom), de acordo com a lista publicada.

Para a diretora de ensino do campus de Fortaleza, Adriana Guimarães, o resultado de excelência dos cursos representa o esforço realizado diariamente para ofertar aos estudantes um ensino de qualidade. “Ações de permanência e êxito têm sido desenvolvidas no âmbito do campus, sobretudo pelas coordenações de curso, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e de incentivar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve a gestão, servidores e discentes e que tem se refletido também na conquista de diversas medalhas em competições olímpicas de níveis locais, nacionais e internacionais”

O guia levanta informações sobre o projeto pedagógico, corpo docente e pontos relacionados à infraestrutura dos cursos superiores, tanto na esfera pública quanto no setor privado em todo o Brasil. Mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

O Guia da Faculdade é resultado de uma parceria entre o jornal Estado de S. Paulo e a Quero Educação, uma start up da área educacional, sediada em São José dos Campos (SP).

Metodologia

O coordenador de cada curso a ser avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso); e Infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).

Para a edição deste ano, mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, não remunerado. Os avaliadores são acionados para dar notas (de 1 a 5) aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Para conferir a avaliação do Guia acesse: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade-2022/

registrado em: , ,