Notícias
IFCE é destaque no Guia da Faculdade do Estadão
Três cursos do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) alcançaram cinco estrelas (nota máxima) no Guia da Faculdade Estadão, publicação organizada e divulgada pelo jornal o Estado de São Paulo.
Com isso, o IFCE foi a instituição pública cearense que mais aprovou cursos com grau de excelência nesta edição do Guia, que avaliou mais de 17 mil graduações em todo o país.
Os cursos de Física, Saneamento Ambiental e Turismo alcançaram o conceito máximo nos critérios utilizados pelo levantamento. Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Gestão Desportiva e de Laser, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Telemática, Licenciatura em Matemática, todos do campus Fortaleza, e outras 14 graduações de diversos campi do IFCE alcançaram quatro estrelas (muito bom), de acordo com a lista publicada.
Para a diretora de ensino do campus de Fortaleza, Adriana Guimarães, o resultado de excelência dos cursos representa o esforço realizado diariamente para ofertar aos estudantes um ensino de qualidade. “Ações de permanência e êxito têm sido desenvolvidas no âmbito do campus, sobretudo pelas coordenações de curso, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e de incentivar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve a gestão, servidores e discentes e que tem se refletido também na conquista de diversas medalhas em competições olímpicas de níveis locais, nacionais e internacionais”
O guia levanta informações sobre o projeto pedagógico, corpo docente e pontos relacionados à infraestrutura dos cursos superiores, tanto na esfera pública quanto no setor privado em todo o Brasil. Mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.
O Guia da Faculdade é resultado de uma parceria entre o jornal Estado de S. Paulo e a Quero Educação, uma start up da área educacional, sediada em São José dos Campos (SP).
Metodologia
O coordenador de cada curso a ser avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso); e Infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
Para a edição deste ano, mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, não remunerado. Os avaliadores são acionados para dar notas (de 1 a 5) aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.
Para conferir a avaliação do Guia acesse: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade-2022/