Notícias
IFCE comporá rede de Tecnologia Assistiva
O Instituto Federal do Ceará é uma das 29 instituições de ensino escolhidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para compor rede nacional de Núcleos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva, cujo principal objetivo é elaborar e executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Para compor a rede, o IFCE elaborou uma proposta coordenada pelo professorAgebson Façanha do Núcleo de Acessibiliddade Virtual do IFCE. De acordo com o docente, "compor a rede será muito proveitoso para a instituição, uma vez que a parceria deve promover a interação entre centros de pesquisa, setor produtivo e de serviços, órgãos fomentadores de políticas públicas, entidades que trabalham com deficientes, idosos, profissionais e usuários de tecnologias assistivas".
O 1º encontro da rede ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro último, em Campinas (SP). Entre as autoridades que se fizeram presente, destaca-se o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI), Eliezer Pacheco, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDH), Antônio José Ferreira; a diretora de Políticas de Educação Especial, do Ministério da Educação, Martinha Claret Dutra dos Santos e a coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, Vera Mendes.
Na ocasião, também, foi realizada a posse do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), que será o responsável pela articulação da rede em nível nacional, visando fortalecer o elo entre academia, governo e empresas privadas.