Notícias
From Micro To Macrocosmo chega a sua quarta edição
Novamente o campus de Fortaleza foi palco dos debates mais atuais sobre a formação e o comportamento do universo. Em sua quarta edição, o From Micro To Macrocosmo debateu temáticas ligadas à Astrofísica, Astronomia, Cosmologia, Física de Partículas, dentre outras áreas correlacionadas.
O tema central do evento foi a descoberta das ondas gravitacionais, ocorrida em 14 de setembro de 2015 e anunciada à comunidade científica em 11 de fevereiro de 2016. As ondas gravitacionais foram previstas por Albert Einstein na teoria da relatividade geral, e a comprovação de sua existência inaugura uma nova forma de olhar o universo: a astronomia de ondas gravitacionais.
A apresentação das descobertas foi feita por Odylio Denys de Aguiar, pesquisador do Instituto de Pesquisas Especiais e líder do grupo no INPE que colabora com o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro de Laser - LIGO. Odylio é um dos autores do estudo que comprovou a existência das ondas gravitacionais.
Também integraram a programação do From Micro To Macrocosmo nomes como Marcia Begalli, Ronald Cintra Shellard, Ulisses Barres de Almeida, Carlos Alberto Santos de Almeida, Emerson Ferreira de Almeida e Daniel Brito de Freitas.
A principal contribuição do From Micro To Macrocosmo é justamente a aproximação dos estudantes com pesquisadores dos centros que desenvolvem pesquisa de ponta nas áreas da Física, despertando o interesse dos jovens pela ciência e pela tecnologia. É o que avalia o professor Mairton Romeu, um dos idealizadores do evento.
Promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC), o From Micro To Macrocosmo ocorreu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro e reuniu mais de 400 participantes da capital e do interior.