Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Fortaleza recebe visita da Rede Nacional de Combustão
conteúdo

Notícias

Fortaleza recebe visita da Rede Nacional de Combustão

REDE

Campus busca adesão à entidade para dinamizar pesquisas na área
última modificação: 03/09/2018 12h41
Mona Lisa Oliveira (UECE), Rinaldo Araújo (IFCE) e Maria Luiza Indrusiak (UFRGS)

Mona Lisa Oliveira (UECE), Rinaldo Araújo (IFCE) e Maria Luiza Indrusiak (UFRGS)

O campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará recebeu nesta quinta-feira, 9, visita das representantes da Rede Nacional de Combustão, as professoras doutoras Maria Luiza Sperb Indrusiak (UFRGS), coordenadora da entidade, e Mona Lisa Oliveira (UECE). A atividade faz parte do processo de avaliação da unidade do IFCE para que se efetive o credenciamento junto à secção nacional do Instituto Internacional de Combustão.

De acordo com a coordenadora da Rede, para uma instituição se cadastrar, ela tem que mostrar pesquisa, conhecimento e um grupo qualificado para trabalhar em combustão junto com outros grupos já credenciados. A avaliação da instituição solicitante, explica ela, pode ser a distância - quando é conhecida pelos já integrantes da Rede - ou in loco, como estou fazendo aqui. "A participação da professora Mona Lisa na Rede já seria suficiente para justificar o cadastro, mas achei interessante vir, porque sou do Sul do País e tinha pouco conhecimento do que estava se fazendo aqui. Estou muito bem impressionada", destacou Indrusiak.

O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus de Fortaleza do IFCE, Rinaldo Araújo, lembra que a tentativa de credenciamento é fruto de trabalhos acadêmicos dos mestrados em Tecnologia em Gestão Ambiental e Ciências Físicas Aplicadas. "Consideramos o tema vital para a sociedade, para a economia do país. A combustão é o ápice de todo esse cabedal de conhecimento sobre carvão, matéria-prima fóssil, biomassa", acrescenta.

A Rede Nacional de Combustão foi criada com o objetivo de fazer a interação entre os grupos de pesquisa, para alavancar o interesse, o conhecimento e a pesquisa em combustão no Brasil. Hoje conta com a participação de mais de 50 integrantes.

 

registrado em: , , ,