Notícias
Fortaleza recebe Ciência em Dose Dupla
No próximo dia 25 de setembro, às 19h, o auditório Nilo Peçanha recebe dois grandes nomes da astronomia nacional. O evento, gratuito e aberto ao público, é uma realização conjunta do Planetário Rubens de Azevedo e do Instituto Federal do Ceará, por meio do Departamento de Física e Matemática (DEFIMAT), e integra as ações do projeto “Inovação no ensino e popularização da astronomia para o desenvolvimento sustentável” (CNPq/MCTI – SNCT).
Na palestra “A vida alienígena: bactérias marcianas na Terra?”, Cláudia Lage falará sobre micro-organismos que vivem em ambientes terrestres extremos, que são resistentes à radiação e que poderiam ter chegado aqui vindos de fora da Terra, uma hipótese denominada panspermia. Ela é professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e líder do Grupo Brasileiro de Astrobiologia (AstroBio-Brazil CNPq). A astrobiologia é uma ciência que conjuga conhecimentos da astronomia e da biologia e que investiga as origens da vida na Terra.
O tema “Existe vida fora da Terra?” será abordado pelo professor Eduardo Janot Pacheco, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Ele é o representante brasileiro e membro do comitê de gestão da missão científica espacial PLATO (Planetary Transits and Oscillations of Stars) da Agência Espacial Europeia (ESA), dedicada essencialmente à busca de exoplanetas parecidos com a Terra e à caracterização de suas estrelas hospedeiras por meio da asterossismologia.
Por Manuella Nobre (Fortaleza)