Notícias
Fortaleza promove VII Encontro do PGTGA
Teve início, nesta quinta-feira (16 de novembro), o VII Encontro do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (EPGTGA). A programação inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O evento também marca os quinze anos do PGTGA.
Estão na pauta: monitoramento ambiental, direito ambiental, integração das práticas de governança social, ambiental e corporativa (ESG), georreferenciamento, biodegradação de poluentes e esgotamento sanitário.
O EPGTGA é um espaço de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca de tecnologias e inovações que podem ser aplicadas para o desenvolvimento sustentável, com a participação de diferentes segmentos sociais e institucionais, representados pela comunidade científica, gestão pública, iniciativa privada, organizações não governamentais, entre outros.
Organizado pelos discentes do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará com orientação dos professores, o Encontro acontece no auditório da pós-graduação e é aberto ao público.
Memória
A primeira turma do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental foi ofertada em 2008, ainda no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Quinze anos depois, o programa “evoluiu significativamente”. A avaliação é do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus de Fortaleza, Rinaldo Araújo.
Ele destaca o número de dissertações produzidas, 157 até o momento, além do crescimento da produção científica, como livros e publicações de artigos em periódicos qualificados, e das ações de inserção social e de inovação. As linhas de pesquisa do PGTGA também foram ajustadas às demandas locais e regionais. Além disso, o Programa recebeu a entrada de novos pesquisadores.
Tudo isso “culminou com a elevação da nota do programa para 4, que confere o status, inclusive, para submeter o doutorado”, explica Rinaldo Araújo.
Por Manuella Nobre (Fortaleza)