Notícias
Fortaleza obtém 38 medalhas na Olimpíada Canguru
Uma preparação eficiente resulta em excelentes conquistas. Essa é a tônica que marcou as 38 medalhas obtidas pelo campus de Fortaleza do IFCE na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil 2024, cravando assim o melhor resultado obtido pelo campus em toda a história da competição.
Ao todo foram duas medalhas de ouro, seis de prata, dez de bronze e 20 de honra ao mérito. Um dos medalhistas de ouro é o jovem Leon Felipe Azadian, de 16 anos, que cursa o primeiro semestre do curso técnico Integrado em Eletrotécnica.
Surpreso com o resultado, Leon ressaltou a importância da preparação recebida no IFCE para alcançar o excelente resultado. “A metodologia de ensino da instituição me incentivou a ter uma visão mais ampla ao elaborar soluções e encontrar fontes de conhecimento para que sejam aplicadas à resolução de problemas”.
A também medalhista de ouro Ana Beatriz Azevedo destacou que a matemática sempre foi sua disciplina favorita. “Ganhar ouro na Canguru foi uma sensação incrível, algo que me deixou muito feliz e realizada academicamente”. A estudante também destacou o papel dos docentes na sua preparação. “Os professores de matemática do IFCE me ajudaram muito a consolidar a base teórica dessa matéria; foram fundamentais para o desempenho na olimpíada”.
Conquistaram medalha de prata os estudantes Eduardo Cunha (Mecânica), Tainá Almeida (Química), Joel do Nascimento (Mecânica), Caio Gouvêa (Telecomunicações), Cecília Feijão (Química) e Rebeca Queiroz (Edificações).
Os medalhistas de bronze foram José Barbosa Cunha (Química), Layanna Martins (Telecomunicações), Gabriel Senna (Informática), Gabriel Coelho (Eletrotécnica), Micael Coelho (Mecânica), Rebeca Costa (Edificações), Késsia Silva (Edificações), Adryan Oliveira (Química), Marcelo Bezerra (Edificações) e Anderson Santos (Informática).
Receberam medalha de menção honrosa os estudantes André Piras (Mecânica), Laura Marques (Química), Pedro Medeiros (Química), Cláudio Gabriel Oliveira (Mecânica), Levi Cunha (Informática), Eduarda Oliveira (Química), Jonas Pinheiro (Química), Lucas Andrade (Informática), Lucas Rocha (Mecânica), Samuel Moura (Eletrotécnica), Alan Maciel (Eletrotécnica), Gustavo Sampaio (Informática), Rebeca Azevedo (Telecomunicações), Fernando Nascimento (Telecomunicações), Maria Clara dos Santos (Edificações), Mateus Amaral (Mecânica), Mirelle Quezado (Telecomunicações), Gabriel Sousa (Edificações), João Pedro Bibiano (Química) e Antônio Roberto de Souza Filho (Edificações).
Um dos responsáveis pela preparação dos estudantes para as competições na área de matemática, o professor Isaac Ricarte, fala da alegria com o excelente resultado obtido pelos alunos. “Mais importante do que os resultados é descobrir novos talentos nessas olimpíadas, como o Leon que foi medalhista de ouro ainda estudante do P1. A cada ano nossos resultados melhoram, e, com a chegada do Prof. Renato Targino ao campus Fortaleza, tivemos um ganho enorme na organização e preparação dos nossos alunos para as olimpíadas de matemática. Mais talentos serão descobertos e mais medalhas virão por aí.”
A Olimpíada Canguru de Matemática Brasil é aberta a todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos matemáticos. Durante a competição, são apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que buscam encorajar o engajamento e despertar o amor pela matemática.