Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Fortaleza instala placas para captar energia solar
conteúdo

Notícias

Fortaleza instala placas para captar energia solar

IFs terão usinas fotovoltaicas e economizarão energia elétrica
última modificação: 10/08/2020 11h14

O IFCE de Fortaleza acaba de instalar 569 placas solares com o objetivo de ter uma usina fotovoltaica para a geração de energia alternativa, a exemplo do previsto para os demais campi da instituição. Na unidade de Fortaleza, os prédios que receberam o novo material são: os blocos didático e central e os blocos da Pesquisa, da Telemática e da Mecânica. Essa etapa do processo representa investimento da ordem de R$ 500.000,00.

De acordo com o engenheiro eletricista Artur Evangelista e com o professor Cláudio Sá, servidores do campus de Fortaleza do IFCE e fiscais do processo de implantação da usina fotovoltaica, o conjunto de placas foi distribuído nos prédios levando- se em conta os seguintes critérios: melhor posição em relação ao sol, segurança dos telhados, facilidade de acesso da equipe de manutenção e dos alunos (dos novos cursos em planejamento para a área) e distância dos prédios para avenidas poluentes, como a Treze Maio. O docente explica que a fuligem dos transportes automotivos é impregnante e pode comprometer a captação da energia solar.

Após as placas fotovoltaicas, o próximo passo no campus de Fortaleza será a instalação de inversores, dispositivos que possibilitam a conversão de corrente contínua em alternada para conexão à rede de energia da concessionária, o que viabilizará a redução do consumo e do valor pago pelo fornecimento, explicam os especialistas.

 A conclusão da usina fotovoltaica do IFCE de Fortaleza está prevista para dezembro deste ano.

Além do IFCE de Fortaleza, também receberam placas fotovoltaicas a Reitoria, o Polo de Inovação Embrapi e os campi da região metropolitana da capital.  Essa atividade, agora, está sendo realizada nas unidades do Instituto Federal no interior cearense.

A contratação das usinas fotovoltaicas se deu por meio da participação em processo de licitação do IF Sul de Minas, gerente do processo a pedido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para todos os IFs do País, além de outras instituições federais.

O investimento possibilitará uma economia inicial de 20% da energia elétrica, podendo chegar a 40% com a expansão das instalações a partir do ano que vem, mediante recurso extra do MEC.

Além da economia gerada, o assessor especial de Infraestrutura Física da Reitoria do IFCE, Marcos André Damasceno, lembra a importância da energia solar para a sustentabilidade ambiental e o incentivo ao ensino e à pesquisa no IFCE, uma vez que “as usinas fotovoltaicas podem ser utilizadas como laboratórios atendendo a diversas áreas do conhecimento”, diz.

* Apenas os campi avançados de Guaramiranga e de Jaguaruana não receberam ainda o equipamento por necessitarem de intervenções nas subestações elétricas, possibilitando a instalação das usinas. Também o campus do Pecém, pelo fato de já ter um projeto similar em andamento junto ao Governo do Estado do Ceará.

Imagem: arquivo pessoal

Márlen Danúsia - campus de Fortaleza

 

Notícia com informações do Departamento de Comunicação Social da Reitoria do IFCE