Notícias
Fortaleza amplia alcance da rede sem fio
O uso da internet é hoje uma ferramenta indispensável para o bom desempenho das práticas pedagógicas. Por meio dela, os estudantes têm acesso a diversos ambiente de ensino, podendo estudar, fazer pesquisas e até mesmo buscar estágios e oportunidade de emprego. Buscando cada vez mais se adequar a essa realidade, a diretoria geral do campus de Fortaleza do IFCE está ampliando o acesso a rede sem fio na unidade.
Recentemente, foram adquiridos uma controladora com 50 rádios e 15 switchs. Esses equipamentos, além de aumentar a performance da internet nos setores administrativos e nos laboratórios, também expandirão a cobertura de rede wifi, proporcionando que, de qualquer lugar do campus, alunos e servidores possam acessar a internet por meio de seus notebooks, tablets, smartphones, celulares, dentre outros.
Ao todo, foram investidos R$ 200 mil reais na compra dos equipamentos que, em breve, deverão ser instalados. De acordo com o diretor-geral do campus de Fortaleza, Moisés Mota, o que estimulou o investimento para a expansão da rede foi a mobilidade e a praticidade que a internet permite a comunidade acadêmica. " A rede é muito importante, pois é utilizada para pesquisas, estudos e trocas de arquivos. É uma forma de o aluno conseguir a mobilidade em suas tarefas, sem abrir mão de se manter em um equipamento que abriga todas as suas atividades".
Para o estudante do curso técnico em telecomunicações, Jesus Andrade, a possibilidade de acessar internet em qualquer parte do campus é muito importante. "Facilita bastante a vida do aluno, pois podemos fazer pesquisas, trocar e-mails com os colegas, tudo isso sem precisar se dirigir a laboratórios". A expansão da rede sem fio é uma das propostas de campanha do diretor-geral do campus de Fortaleza Moisés Mota, que já está sendo colocadas em prática, assim como a expansão do programa Qualidade de Vida e a implantação da ginástica laboral.
Ainda visando otimizar o acesso a internet, foi realizada uma modernização geral na sala de servidores de rede do campus. O espaço teve sua estrutura elétrica substituída e ganhou dois nobreaks. As medidas visam minimizar os problemas com a falta de energia no campus e, consequentemente, a parada de funcionamento na rede de internet, proporcionando tranquilidade e agilidade dos serviços nos ambientes administrativos e didático-pedagógicos.