Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Ex-aluno tem pesquisa publicada na Revista Nature Astronomy
conteúdo

Notícias

Ex-aluno tem pesquisa publicada na Revista Nature Astronomy

Will Rocha é egresso da Licenciatura em Física do campus de Fortaleza
última modificação: 04/05/2023 09h30

O ex-aluno da Licenciatura em Física do campus de Fortaleza do IFCE, Will Rocha (hoje pesquisador da Universidade de Leiden, na Holanda), integra um grupo seleto de astrônomos internacionais que conseguiram publicar um artigo na prestigiada revista Nature Astronomy sobre dados obtidos com o telescópio espacial James Webb.

 A pesquisa observou uma das regiões mais frias do universo (-260º), o interior da nuvem molecular Chameleon I. Nuvens moleculares contêm a matéria-prima para a formação de estrelas e planetas. A importância dessas nuvens é que, nas suas partes mais densas e frias, as moléculas podem ser formadas na ausência de radiação ionizante, a chamada química escura. Nessas regiões frias, as moléculas congelam na superfície de pequenos grãos de poeira que compõem as nuvens moleculares e formam os gelos espaciais. Nesses gelos, os astrônomos identificaram moléculas de água, monóxido de carbono, dióxido de carbono, amônia, metano, sulfeto de carbonila e o álcool mais simples, o metanol.

 A pesquisa busca entender e quantificar a composição química da nuvem molecular Chameleon I. O objetivo final é elucidar a complexidade química dos gelos interestelares em grãos de poeira que está presente nos estágios iniciais da formação das estrelas e planetas.

 De acordo com Will Rocha, “entre as possíveis moléculas mais complexas que o metanol que foram identificadas neste estudo, estão etanol, acetaldeído e acetona; isso sugere que muitos planetas formados nessa nuvem molecular poderiam agregar essas moléculas durante sua formação”.

 Para o ex-aluno do IFCE, “a identificação dessas moléculas no espaço depende das medidas experimentais realizadas em laboratórios na Terra; a realização destes experimentos, no entanto, é bastante complexa, porque requer condições físicas e químicas similares às do espaço, ou seja, pressões e temperaturas muito baixas.”

 A pesquisa foi desenvolvida por Will Rocha em parceria com os professores Melissa McClure (Holanda), Adwin Boogert (EUA), Harold Linnartz (Holanda), entre outros pesquisadores de diferentes países, e faz parte do projeto Ice Age, um dos 13 selecionados pela NASA para serem os primeiros a observar o Cosmos com o James Webb. Clique aqui conferir o artigo completo.

 Mais informações com o pesquisador Will Rocha: rocha@strw.leidenuniv.nl

 

 

 

registrado em: , ,