Notícias
Estudantes se destacam em competições do conhecimento
Os estudantes de Fortaleza trouxeram 71 premiações em três competições do conhecimento: a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), a Olimpíada Mandacaru de Matemática e o Desafio Bebras Brasil. No total, foram 7 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata, 25 medalhas de bronze e 24 menções honrosas.
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira é uma parceria entre o Tesouro Nacional e a Bolsa de Valores do Brasil (B3) que estimula o conhecimento financeiro dos estudantes. O campus de Fortaleza conquistou, nesta competição, 1 medalha de ouro, 12 de prata, 14 de bronze e 17 menções honrosas.
Estudante do curso técnico em Eletrotécnica e medalhista da OLITEF, Loui Gomes, conta que, ao participar dessas competições, ele descobriu que “o conhecimento não se limitava ao que o professor passava”. “Desenvolvi uma certa autonomia e um desejo insaciável por ir atrás dessas olimpíadas, em particular as de matemática. Um adendo importantíssimo, é que o IFCE me proporcionou fazer muito mais olimpíadas a partir de projetos e materiais como o POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo)”, conta.
“A diversificação das competições, como a participação na OLITEF, atrai mais estudantes ao mostrar que a matemática não é apenas para gênios, mas uma ferramenta prática para o dia a dia, como no gerenciamento financeiro”, avalia o professor Renato Targino.
A Olimpíada Mandacaru de Matemática, por sua vez, valoriza a cultura nordestina através da matemática. Participam da competição estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. Na quarta edição da Mandacaru, o IFCE - campus de Fortaleza teve 20 alunos premiados, sendo 4 com medalhas de ouro, 2 com medalhas de prata, 9 com medalhas de bronze e 5 menções honrosas.
Uma dessas estudantes é Rebeca Steinmetz, aluna do curso técnico integrado em Edificações. A história dela com as olímpiadas do conhecimento começa antes mesmo do ingresso no IFCE, quando ainda estava no 6º ano do ensino fundamental e participou pela primeira vez da Olimpíada Canguru de Matemática. Desde então as competições passaram a fazer parte da sua rotina, chegando a conquistar o bronze nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2023.
Rebeca também trouxe este ano uma das medalhas de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática. Ela gosta das olimpíadas, porque “são desafiadoras”, a influenciam “a estudar cada vez mais”, além de formar uma comunidade de estudantes entusiasmados com o assunto. “Abriram várias portas como a bolsa do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr)”, conta. Com seus bons resultados, Rebeca quer inspirar outras meninas a participar das competições. “Acredito que, quanto mais meninas ganham medalhas, o ambiente se torna mais propício e receptivo para mais garotas”, acrescenta.
Pela primeira vez, os estudantes participaram do Desafio Bebras Brasil, competição internacional de pensamento computacional. A competição é aplicada no Brasil pelos mesmos organizadores do Concurso Internacional Canguru de Matemática. A prova não exige conhecimentos prévios em ciência da computação, programação nem em robótica. As questões são focadas em raciocínio lógico e resolução de problemas. Foram 7 alunos premiados, sendo 2 com medalhas de ouro, 1 com medalha de prata, 2 com medalhas de bronze e 2 menções honrosas. Um deles é o estudante Arthur de Araújo, do curso técnico em Informática. Ele considera as competições uma forma para aprimorar os conhecimentos.
De acordo com o professor Isaac Ricarte, um dos responsáveis por preparar os estudantes, as competições geram um “impacto imenso” na formação e nas oportunidades dos discentes. “Como exemplo, três dos nossos ex-alunos utilizaram seus resultados em olimpíadas para ingressar no programa de graduação IMPA Tech, oferecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma referência mundial em matemática”, conta.
CONFIRA OS MEDALHISTAS:
Olimpíada Mandacaru de Matemática 2024
🥇Ouro: Arthur de Araújo Custódio (Informática), Francisco Levi Barros da Cunha (Informática), José Jonas Frota Pinheiro (Química) e Rebeca Steinmetz Queiroz (Edificações)
🥈Prata: Gabriel Nascimento Sousa (Edificações) e Kelwin Jhackson Gonçalves de Moura (Informática)
🥉Bronze: Maria Cecília Carvalho Feijão (Química), Mateus Silva Soares (Química), Ana Késsia Feitosa Silva (Edificações),
Nicolas de Sena Alencar (Eletrotécnica), Amanda Lima Ribeiro (Química), Flavio Augusto Bandeira Valentim (Edificações), Julia Rabesh de Sousa Menezes (Edificações), Maximus Carneiro da Silva (Edificações) e Miguel Luís Costa Aguiar (Edificações)
🏅Menção honrosa: Carlos Lucas da Silva Lima (Edificações), Letícia Bandeira Borges Cavalcante (Química), Luísa Maria de Oliveira Ribeiro (Química), Marcelo Nannini da Silva Bezerra (Edificações) e Matheus Soares Farias dos Santos (Edificações)
Desafio Bebras Brasil 2024
🥇Ouro: Arthur de Araújo Custódio (Informática) e Mateus Silva Soares (Química)
🥈Prata: Anderson Maia Santos (Informática)
🥉Bronze: Afonso de Queiroz Matos (Química) e Kaique de França Freire (Química)
🏅Menção honrosa: Eloisa Oliveira Mendes (Química) e Letícia Bandeira Borges Cavalcante (Química)
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2024
🥇Ouro: Loui do Amaral Gomes (Eletrotécnica)
🥈Prata: Antonny Kleyton Cardoso Lima (Edificações), Arthur Alves de Lima (Química), Daniel Fortaleza do Nascimento (Eletrotécnica), Daniel Gregório de Araújo Celestino (Eletrotécnica), Gabriel Nascimento Sousa (Edificações), Iago Carvalho Nascimento (Informática), Ísis Maria Braga Silva (Química), José Jonas Frota Pinheiro (Química), Lucas Gomes Lourenço (Informática), Nicolas Teixeira Souza (Informática), Rodrigo Tibúrcio Moreira (Eletrotécnica) e Saul Rocha Fonseca Feitosa (Química)
🥉Bronze: Ana Alice Moreira de Morais (Química), Artur Moreira Lima (Química), Francisco Gilvanny Andrade Bezerra (Química), Guilherme Holanda de Almeida (Telecomunicações), João Matheus Soares Oliveira (Eletrotécnica), Kaique de França Freire (Química), Luísa Maria de Oliveira Ribeiro (Química), Luiz Eduardo Pinheiro Ribeiro (Informática), Luiz Gustavo Chagas da Silva (Eletrotécnica), Maria Cecília Carvalho Feijão (Química), Maria Clara Lins Gomes (Edificações), Pedro Cândido Santiago de Araújo (Edificações), Rayssa Vitória da Silva Alcântara (Eletrotécnica) e Vitor Lopes Oliveira de Souza (Edificações)
🏅Menção honrosa: Alejandro Lucas Andrade Martins (Informática), Ana Késsia Feitosa Silva (Edificações), Antonio Keivison Pereira Rodrigues (Eletrotécnica), Cauã Costa Matoso (Eletrotécnica), Cayque Ferreira Cavalcante (Informática), Keven da Silva Cavalcante (Edificações), Kleber Lucas Vieira Silva (Química), Layanna Silva Martins (Telecomunicações), Letícia Bandeira Borges Cavalcante (Química), Marcelo Nannini da Silva Bezerra (Edificações), Mariana dos Santos Soares (Telecomunicações), Mariana Leitão Martins (Edificações), Matheus de Vasconcelos Viana (Edificações), Miguel Ângelo Oliveira de Lima (Eletrotécnica), Odílio Carneiro Nogueira Neto (Informática), Paulo Matheus Lira de Brito (Mecânica) e Rafael de Almeida Martins (Química)
Por Manuella Nobre (Fortaleza)