Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Estudantes discutem acessibilidade no turismo
conteúdo

Notícias

Estudantes discutem acessibilidade no turismo

Evento teve parceria com a Associação de Cegos do Estado do Ceará
última modificação: 29/12/2023 00h09

A acessibilidade é um direito de todos. No entanto, muitos pontos turísticos, hotéis, restaurantes, parques e atrações não estão adaptados para receber pessoas com deficiência, criando barreiras e dificultando a experiência desse público.

Preocupados com essa questão, estudantes do Bacharelado em Turismo promoveram o projeto Olhos da Alma, uma roda de conversa entre pessoas com deficiência visual e representantes do trade turístico. O objetivo foi articular o diálogo e analisar as dificuldades para a prática do turismo acessível, além de estimular a reflexão dos futuros turismólogos.

Estudante do IFCE - campus de Paracuru, Bergson Pascoal, organiza há 8 anos passeios turísticos com pessoas com deficiência visual e compartilhou sua experiência para a prática do turismo de forma acessível e segura. Já o egresso do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do campus de Fortaleza, Ruben Pereira, destacou a importância de a adaptação ser anterior à demanda do público. Um exemplo é a audiodescrição de cardápios e roteiros turísticos.

A ação, fruto da disciplina de Projeto Social, ocorreu no dia 11 de novembro na Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), que foi representada por Bosco de Farias. Participaram dos debates a presidente do Visite Ceará (Convention Bureau) Ivana Bezerra, a presidente da Associação dos Bacharéis em Turismo do Estado (ABBTUR-CE) Silvia Guimarães e a presidente do Conselho de Pessoas com Deficiência de Paracuru Kamila Pascoal.

Entre os encaminhamentos, estão formações para a prática do turismo acessível que serão articuladas pela ABBTUR-CE e pela ACEC.

Com informações da comissão organizadora projeto Olhos da Alma