Notícias
Estudantes colam grau em Fortaleza
A conclusão da graduação não foi a primeira formatura de Francisco José Araújo Chaves Sousa no IFCE. Egresso do curso técnico integrado em Telecomunicações, ele escolheu voltar ao campus para cursar Engenharia da Computação. Durante a solenidade, ele recordou o tempo vivido na instituição. “Para todos nós, a vida no IFCE foi uma etapa repleta de desafios e oportunidades, os quais nos transformaram de um modo que sequer ousamos sonhar quando entramos aqui, uma grande jornada de descobertas e autoconhecimento”, afirmou.
Para o reitor em exercício, Ivan Holanda, a colação de grau é o momento em que os professores sentem-se realizados por ter “o dever cumprido”. “Todo aquele trabalho de sala de aula, o fazer pedagógico naquele compartilhar de experiências e de conhecimentos, chega a uma conclusão. Estamos formando cidadãos. Vocês têm agora a missão de transformar a sociedade e o mundo em que vivemos”, destacou.
Durante a solenidade, Nilton de Araújo Pereira, da Licenciatura em Matemática, foi homenageado por ser o concludente com melhor índice de coeficiente de rendimento durante todo o curso entre os formandos de 2016.2, com a nota 9,61. Aos 42 anos, ele conta que voltou às salas de aula depois de muito tempo afastado e que precisou conciliar a faculdade com o trabalho e os cuidados com a filha pequena. “Não tinha tempo, dormi muito pouco durante esses quatro anos e me dediquei realmente. É fruto do meu esforço. Estou muito feliz mesmo e não esperava”, contou.
A solenidade foi realizada no Ginásio Coberto Roberto Barreto para os cursos de tecnologia em Estradas, Gestão Ambiental, Hotelaria, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos, Saneamento Ambiental e Telemática, para os bacharelados em Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Turismo e para as Licenciaturas em Artes Visuais, Física, Matemática e Teatro.