Notícias
Engenharia Mecatrônica forma primeiras turmas
O sucesso do IFCE é medido pelo bom desempenho dos seus alunos. Cada vez mais, estudantes realizam conquistas dentro de sua área de estudo. Exemplo disso são os egressos da 1ª primeira turma do bacharelado em Engenharia Mecatrônica, a maioria deles já exercendo a profissão, caso do egresso David Coelho. Concluinte do curso no semestre 2012.1, conseguiu ser aprovado em 1º lugar para uma bolsa de mestrado no departamento de teleinformática (DETI) da UFC, com o projeto "Detecção de Falhas em Motores Elétricos Usando Técnicas de Inteligência Computacional".
De acordo com David Coelho, o IFCE foi determinante no seu êxito. "A sensação foi de recompensa a todo o esforço feito durante as disciplinas e que o aprendizado contribuiu bastante para meu desenvolvimento pessoal e profissional, além de ter facilitado bastante o meu ingresso no campo acadêmico, agora com o mestrado".
De acordo com o coordenador do curso, professor Mauro Albuquerque, a ampla área de atuação e a crescente demanda por empregos garantem a profissionais da área um fácil acesso tanto ao mercado de trabalho quanto à vida acadêmica. " É a grande nova engenharia. Tem um mercado de trabalho promissor porque o volume de produção automatizada tem que ser intensificado para o país poder competir com o mercado internacional".
A formação multidisciplinar, além de permitir ao profissional atuar em setores tecnológicos e científicos característicos da profissão, tais como atividades industriais nas áreas de eletrônica, computação, biotecnologia, controle de processos industriais, instrumentação, faculta o exercício da profissão em áreas como robótica industrial, projetos, manufatura e engenharia assistidos por computador, sistemas flexíveis de manufatura, sistemas de controle e interfaces homem-máquina e ainda incentiva o empreendedorismo no sentido da criação de empresas integradoras de processos industriais de manufatura.
O bacharelado em Engenharia Mecatrônica do campus de Fortaleza, inaugurado em 2007, tem duração de 05 anos, período em que os alunos estudam temas como circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial, tanto em aulas teóricas como em práticas laboratoriais. Semestralmente, são ofertadas 30 vagas para o ingresso de novos alunos, selecionados por meio SISU.