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Encontro Pedagógico discute ação docente

Prevenção ao assédio moral e sexual será tema de palestra
última modificação: 22/07/2019 11h44

O segundo semestre letivo deste ano será aberto nos próximos dias 22 e 23 de julho com mais um Encontro Pedagógico dirigido aos docentes. As aulas terão início em seguida, no dia 24, após o corpo docente participar do evento que, nesta oportunidade, aborda o tema "Desafios e possibilidades da ação docente".

O Encontro Pedagógico tem programação que inclui: mesa-redonda sobre aspectos do tripé do ensino (relação professor-aluno, metodologia do ensino e avaliação da aprendizagem); socialização de experiências em relação ao Enade, à avaliação de cursos, à residência pedagógica e às olimpíadas/Pibid; e palestras sobre os novos marcos legais do ensino e sobre prevenção e combate do assédio moral e sexual nas instituições federais de ensino.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e os diretores do campus de Fortaleza, respectivamente, geral, Eduardo Bastos, e de ensino, Lucimar Maranhão, participam do evento que será aberto na próxima segunda-feira, dia 22, às 14h, no auditório Castello Branco, com apresentação do projeto dos professores do curso Técnico em Instrumento Musical, Trio Toada de Violões.

Confira a programação na íntegra:

ENCONTRO PEDAGÓGICO
DATA: 22 e 23 de julho de 2019
TEMA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE


PROGRAMAÇÃO DIA 22

14h Abertura: Apresentação Cultural
Trio Toada de Violões – Projeto dos professores do curso técnico em Instrumento Musical (Departamento de Artes)
Palavras do diretor-geral e da diretora de Ensino: Eduardo Bastos e Lucimar Maranhão

15h Palavra do reitor do IFCE: Virgílio Araripe

16h Mesa-redonda: O Tripé do Processo Ensino-Aprendizagem
A relação professor x aluno – Ana Claudia Uchôa Araújo
Metodologia do Ensino – Maria Madalena da Silva
Avaliação da Aprendizagem - Joyce Carneiro de Oliveira

MOMENTO INTERATIVO

17h30 Coffee break


PROGRAMAÇÃO DIA 23

7h40 Recepção e café da manhã

8h30 Socializando experiências: Enade – Deivison Rodrigues de Almada e professores Auzuir Ripardo Alexandria e Marcos Fábio Porto de Aguiar


Avaliação de cursos – Luiz Régis Azevedo Esmeraldo

MOMENTO INTERATIVO

10h INTERVALO

10h30 Socializando experiências: Residência Pedagógica – Maria de Lourdes da Silva Neta
Olimpíadas/Pibid – Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz

MOMENTO INTERATIVO

11h30 Encerramento das atividades da manhã

13h30 Recepção

14h Novos Marcos Legais do Ensino – Miriam Brasil

MOMENTO INTERATIVO

15h30 INTERVALO – Coffee break

16h Palestra: “Prevenção e combate ao assédio moral e sexual nas instituições federais de ensino” - Dra. Diana Guimarães Azim (Procuradora Federal)

 

PALESTRANTES 


ANA CLAUDIA UCHOA ARAUJO
Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-reitoria de Ensino, no Departamento de Ensino Básico e Técnico, já tendo coordenado projetos no âmbito da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

 

AUZUIR RIPARDO ALEXANDRIA Possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em empresas locais entre 1993 e 2005, nas áreas industrial e de desenvolvimento de hardware e software. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Participou da elaboração do curso de Engenharia Mecatrônica onde atuou como coordenador. Participa como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Energias Renováveis. Como pesquisador, atua nas linhas de Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica, Redes Neurais Artificias e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior. É líder dos grupos de pesquisa de Simulação Computacional e Robótica.


DEIVISON RODRIGUES DE ALMADA
Mestre em Teologia pela Faculdade EST (2017), linha de pesquisa Ética e Gestão, bacharel em Direito pela Faculdade de Fortaleza (2010). Servidor público federal, desempenhando a função de Coordenador de Informações Institucionais no Instituto Federal do Ceará - IFCE. Tutor de educação a distância no IFCE.


JOYCE CARNEIRO DE OLIVEIRA
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, na linha de Avaliação da Aprendizagem, mestre em Educação, com ênfase em Política Educacional, especialista em Gestão Escolar e licenciada em Pedagogia. Professora adjunta do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, além de Coordenadora de Pós-Graduação vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação.


LUIZ RÉGIS AZEVEDO ESMERALDO
Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (1991), especialização em Gestão Pública Municipal e Estadual (2000) e mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (profissional) pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Guia de Turismo. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: roteiro turístico de Fortaleza, lazer, Canoa Quebrada, qualidade em serviços.

 

MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR
Possui doutorado em engenharia civil, área de concentração em geotecnia, pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em geotecnia e infraestrutura pela Universidade de Hannover - Alemanha (1997) e graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atua, como professor e consultor, principalmente nas áreas de investigações geotécnicas, engenharia de fundações e contenções e infraestrutura de transportes.


MARIA AUXILIADORA GADELHA DA CRUZ
Professora titular do Instituto Federal do Ceará. Possui doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997). Especialista em História das Ideias Políticas (1989) e licenciada em História (1987) pela Universidade Estadual do Ceará. Atua no ensino de História nos cursos integrados (médio/técnico) e História da Educação no Brasil nas licenciaturas em Teatro, Física e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação, Juventudes e Cultura de Paz.


MARIA DE LOURDES DA SILVA NETA
Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE-Uece).Doutora em Educação (PPGE - Uece) realizou pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora de Didática - Cursos Referencial e Athenas. Coordenadora Escolar na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Anos Iniciais do Ensino Fundamental).Trabalhou como Pedagoga da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará atuando no Projeto Social Espaço Viva Gente como coordenadora dos cursos do eixo da capacitação. Docência nas áreas de Educação e Recursos Humanos, com ênfase em Educação na área de Avaliação Educacional e Administração na área de Recursos Humanos. Experiência em docência a distância em site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB/Uece. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  

 

MARIA MADALENA DA SILVA
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação pela Unesp. Exerceu magistério no Ensino Fundamental e Ensino Médio - Curso Normal. Trabalhou como coordenadora pedagógica no ensino público e privado. Professora substituta na Universidade Estadual do Ceará. Nos últimos oito anos, professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará -Campus Iguatu, posteriormente campus Limoeiro do Norte e atualmente campus Horizonte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, Políticas Educacionais e tem se dedicado a estudar a Educação do Campo com foco na Educação Profissional.

 

MARIA MIRIAN DE CARNEIRO BRASIL DE MATOS CONSTANTINO
Mestre em Gestão Educacional, especialista em Metodologia do Ensino,formada em Pedagogia com as habilitações em Administração, Orientação e Supervisão Educacional. Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFCE. Atualmente exerce a função de Assessora Pedagógica da Reitoria do IFCE. Atuei 10 anos no Instituto Centec, sendo seis anos como Consultora Pedagógica e quatro como Diretora de Ensino e Pesquisa. Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará de 1995 a 1999. Consultora das faculdades Fatene, Evolução, Princesa do Oeste, Fadesne, entre outras. Na Fatene, atuou de 2010 a 2014 como Diretora Acadêmica. Atuou na Educação Básica de 1981 até 1994 em escolas particulares. Supervisora Pedagógica por 10 anos do Senai, atuando na Casa da Indústria.