Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Empresa graduada desenvolve Biblioteca Acessível
conteúdo

Notícias

Empresa graduada desenvolve Biblioteca Acessível

Projeto proporciona que deficientes visuais leiam obras literárias por meio de tablet
última modificação: 17/02/2016 10h04

Com o objetivo possibilitar aos deficientes visuais acesso a acervos bibliográficos de maneira mais prática e fácil, a empresa AED Tecnologia (que foi incubada no campus de Fortaleza do IFCE), em parceria com o Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (Lapada), acabam de desenvolver a Biblioteca Acessível.

 O projeto é um aperfeiçoamento do Portáctil, plataforma formada por um tablet e um mouse que reproduz o Braile. A Biblioteca Acessível, além da leitura em Braile, também permite aos deficientes escutarem o áudio dos livros que estão armazenados no equipamento.

 De acordo com Heyde Leão, diretor da AED Tecnologia, a Biblioteca Acessível não pretende substituir o livro Braile e sim proporcionar uma nova alternativa aos deficientes visuais. " A grande vantagem do nosso equipamento é a possibilidade de concentrar um grande acervo dentro de um tablet e poder ainda acrescentar novos exemplares sempre que necessário".

O projeto pretende tornar mais acessível o contato dos deficientes visuais com obras literárias conhecidas no Brasil, como é o caso dos livros A Carteira, de Machado de Assis e Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. A Biblioteca Acessível conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do edital PAPPE.

De acordo com os dados do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% das bibliotecas públicas municipais do Brasil contam com algum conteúdo voltado para o público cego.