Notícias
Emoção marca a colação de grau em Fortaleza
Ser aluno do Instituto Federal é o sonho de muitos jovens, mas também é o desejo de pais preocupados com a boa formação de seus filhos. Maria de Fátima Lima é uma dessas mães zelosas que, ontem, teve o prazer de ver seu filho Ronaldo Lima concluir o curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer.
Ainda na adolescência, ela o inscreveu nos processos seletivos do IFCE, mas ainda não era a hora de Ronaldo ser um aluno do Instituto Federal. Anos depois, viu o filho ingressar na graduação tecnológica. “Sempre quis que ele continuasse a estudar. Ele veio com todo interesse, viu a necessidade de ser formado”, conta. “Eu me sinto muito feliz. Era uma coisa que queria muito. Tudo é no tempo certo. O tempo certo é esse”, comemora Maria de Fátima.
Formanda do curso de Tecnologia em Telemática, Deborah Leitão do Nascimento achava que o sentimento de conclusão se dava com a apresentação da monografia, mas revela que a emoção da colação de grau é muito gratificante. “É a finalização de um esforço muito grande. Aqui aprendi valores, conheci grandes amigos que vou levar para a vida toda, ensinamentos para vida e para o mercado de trabalho”, relembra.
“As pessoas estão vivendo em um período onde optam mais pela desistência do que pela permanência, seja de coisas ou situações”, refletiu a oradora discente, Ananda Hyngia Nascimento dos Santos, do curso de Tecnologia em Hotelaria. Para ela, é preciso acreditar nas escolhas feitas para viver as chances que “poderão transformar nossas vidas”.
Presente à solenidade de formatura, o reitor Virgílio Augusto Sales Araripe ressaltou as pesquisas desenvolvidas pelo IFCE para fomentar o desenvolvimento regional e reconheceu o esforço de alunos e servidores. “O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram vocês até aqui. Esperamos que essa vitória seja o início de muitas outras conquistas”, desejou aos novos profissionais formados.