Notícias
Egressos são selecionados para fazer graduação na Universidade de Coimbra
Estudar fora do País é um sonho para muitos jovens. E nos últimos anos o IFCE tem proporcionado isso há muitos estudantes. Os mais recentes foram os egressos Maria de Sousa Morais e Edmilson Rodrigues Neto, dos cursos técnicos integrados em Informática e Química do campus de Fortaleza, respectivamente, que estudarão na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Para ingressar na Universidade portuguesa os estudantes foram submetidos a um rigoroso processo de seleção, em que foram analisados desde o histórico acadêmico dos discentes até a participação em atividades comunitárias e extracurriculares, além de passarem por entrevista, teste de proficiência em Inglês e testes padronizados (SAT e ACT).
Para a ex-aluna Maria Morais, o IFCE teve um importante papel nessa sua conquista. “O IFCE permitiu um embasamento científico muito grande para participar de atividades extracurriculares, além de outras ferramentas de transformação social para impactar o ambiente científico. Foi no IFCE que eu consegui expandir a minha mente para o mundo científico.”
Ambos os alunos, quando cursaram o ensino médio integrado no campus de Fortaleza do IFCE, foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes do ensino médio, participando de atividades com pesquisas científicas, escrita de livros sobre ciências e ministrando aulas sobre ciências e meio ambiente para estudantes de escolas municipais e estaduais.
Maria Morais conseguiu aprovação para estudar em três universidades estrangeiras (Rollins College e Centre College - nos Estados Unidos - e Universidade de Coimbra - em Portugal), e Edmilson Neto em duas (Clark University - nos Estados Unidos - e Universidade de Coimbra). Ambos os estudantes optaram pela Universidade de Coimbra.
Os estudantes farão a graduação na tendência biológica de Ciências Ambientais, com a flexibilidade de escolher as disciplinas que querem cursar e montar sua grade curricular, e deverão passar quatro anos em Portugal com bolsa de estudos para custeio, incluindo moradia e alimentação.