Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Docentes aprovam projetos em chamada nacional

Docentes aprovam projetos em chamada nacional

Dos 38 projetos, 17 são de professores do campus de Fortaleza
última modificação: 17/12/2015 15h56

O campus de Fortaleza conquistou lugar de destaque na Chamada Pública nº 17/2014, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dos 38 projetos aprovados por docentes do IFCE, 17 são do campus de Fortaleza. O edital investirá R$ 40 milhões para o financiamento de projetos com foco no desenvolvimento tecnológico, da inovação e na formação de recursos humanos qualificados no País.

Um dos docentes com projetos selecionados foi Hugo Buarque, do Departamento de Química e Meio Ambiente. Ele teve dois trabalhos aceitos (uma na linha 1 e outro na linha 4) e acredita que os projetos fortalecerão a pesquisa e a pós-graduação no campus. "Os quase 270 mil reais que o CNPq investirá juntamente com a infraestrutura disponibilizada pelo IFCE e seus parceiros nesses dois projetos permitirá o envolvimento de dezenas de alunos da instituição nesses estudos e, consequentemente, aprimorará a qualidade do ensino e da pesquisa".

Já o professor Carlos Hairon, que também teve projeto aprovado na linha 1, ressalta que, além de contribuir com os alunos de todos os níveis (técnico, superior e pós-graduação) na concessão de bolsas, a pesquisa ainda renderá royalties ao IFCE, caso o produto venha a ser negociado. " Fiquei muito satisfeito com a aprovação, pois, me permitirá pesquisar sobre como reconhecimento e classificação de padrões podem ser aplicados na economia".

Com o resultado, o IFCE foi o terceiro instituto da rede federal de educação profissional tecnológica com a maior quantidade de projetos aprovados, atrás apenas dos IFs Goiano (51 aprovações) e do Espírito Santo (44). As propostas apoiam quatro linhas de trabalho: pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); extensão tecnológica; financiamento de equipes para torneio de educação profissional – todas com oito aprovações, cada; e soluções tecnológicas, com 14.

registrado em: ,
Assunto(s): Educação