Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Corrida do Potencial é realizada em Fortaleza
conteúdo

Notícias

Corrida do Potencial é realizada em Fortaleza

Equipe vencedora percorreu mais de 59 metros
última modificação: 06/05/2016 11h41
A corrida do potencial já virou uma tradição semestral no campus de Fortaleza. Foto: Luiz Henrique

A corrida do potencial já virou uma tradição semestral no campus de Fortaleza. Foto: Luiz Henrique

Nesta terça-feira (03/05), o campus de Fortaleza do IFCE realizou mais uma edição da tradicional e animada Corrida do Potencial. A atividade, parte da disciplina Introdução à Engenharia Mecatrônica, tem como objetivo principal despertar o interesse dos estudantes pelos conceitos básicos da engenharia, da física e do uso limitado da energia, bem como estimular o desenvolvimento de um produto, por meio de extraclasse e a partir dos conteúdos adquiridos no ensino médio.

A competição, com caráter pedagógico, foi realizada no pátio central do campus, sob a coordenação do professor Rogério Oliveira, e reuniu todos os estudantes do primeiro semestre do curso Engenharia de Mecatrônica. Após várias apresentações, o protótipo que obteve melhor desempenho foi o construído pela equipe "Pérola Negra", composta pelos estudantes Francisco Hércules Silva e Rafael Virgínio Silva, que percorreu 59,30 metros.

A corrida é realizada da seguinte maneira: cada equipe tem que construir um veículo autônomo, capaz de se movimentar, utilizando apenas a energia potencial de uma garrafa de água de 500ml, erguida a um metro de altura, sendo vedada a utilização de energia armazenada em pilhas, baterias, dentre outras fontes. Para pendurar o peso, a comissão organizadora disponibiliza uma argola-padrão a ser utilizada por cada veículo que entra individualmente na pista, saindo vencedora a equipe que conseguir percorrer a maior distância.

Com o feito, os aluno Francisco Hércules e Rafael Virgínio se tornaram os detentores da segunda melhor marca da história do certame. O recorde continuam sendo o alcançado pelo estudante Edmundo Costa Filho, que percorreu 61,18m.