Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Corrida do Potencial atrai atenção de alunos
conteúdo

Notícias

Corrida do Potencial atrai atenção de alunos

última modificação: 08/12/2015 12h08

Em mais uma edição, a já tradicional e famosa Corrida do Potencial foi realizada nesta terça-feira (11/12), no campus de Fortaleza do IFCE. A atividade é parte da disciplina Introdução à Engenharia Mecatrônica e tem como objetivo principal despertar o interesse dos estudantes pelos conceitos básicos da engenharia, da física e do uso limitado da energia, bem como estimular o desenvolvimento de um produto, tendo como base a pesquisa extraclasse e os conteúdos adquiridos no ensino médio.

O certame, realizado no Ginásio Poliesportivo Antônio Valdson dos Santos Alencar, sob a coordenação do professor Rogério Oliveira, reuniu todos os estudantes do primeiro semestre do curso Engenharia de Mecatrônica. Após várias apresentações, duas equipes, que igualmente percorreram 41,4 metros, obtiveram os melhores desempenhos: Semnomeagain, elaborada por Felipe Nogueira e Bregamóvel, de responsabilidade do estudante Paulo Roberto.

A competição é realizada da seguinte maneira: cada equipe tem que construir um veículo autônomo, capaz de se movimentar utilizando apenas a energia potencial de uma garrafa de água de 500ml erguida a um metro de altura, sendo vedada a utilização de energia armazenada em pilhas, baterias, dentre outras fontes. Para pendurar o peso, a comissão organizadora disponibiliza uma argola-padrão a ser utilizada por cada veículo que entra individualmente na pista para realizar a apresentação, da qual sai vencedora a equipe que conseguir percorrer a maior distância.

De acordo com o professor Rogério Oliveira, a atividade é importante para despertar o interesse dos estudantes pelas técnicas de engenharia. "No primeiro semestre, os alunos ainda não conhecem a tecnologia das máquinas, mas consultando colegas, professores e familiares, eles conseguem desenvolver a atividade". A maior distância percorrida em todas as edições da prova foi 61,18 m, feito alcançado pelo estudante Edmundo Costa Filho.