Notícias
Corpo, território e ritualidade são temas de debate
A XXVII turma de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE realiza na próxima quarta-feira, 10 de outubro, às 18h30, no pátio da Casa de Artes da unidade, o debate "Corpo Território: A Linguagem Ritual'. Partindo das cosmovisões africanas, afro-brasileiras e indígenas (Yanomami), a roda de saberes busca traçar a ancestralidade e a memória como potência transformadora do mundo.
O evento é o primeiro momento aberto ao público do grupo de pesquisa e construção cênica, que prepara montagem sobre o tema. Patrício Carneiro, professor e pesquisador da Unilab; Herê Aquino, diretora e pesquisadora de Teatro; e Climério Anacé, líder indígena Anacé, são os convidados da roda de conversa. Abrindo a programação, às 17h30, os alunos envolvidos na montagem realizam performance.
De acordo com a professora do Departamento de Artes, Liliana Matos, “a proposta é debater sobre corpo e território, nos aspectos políticos e ancestrais, e também a ritualidade em suas dimensões artísticas, étnicas e espirituais”.
O evento também tem caráter pedagógico – especialmente para os licenciandos em Teatro que estejam nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e Montagem de Espetáculo. A promoção é gratuita e dirigida aos estudantes de Teatro, artistas e professores de arte, em geral, além de pesquisadores em estudos africanos, afro-brasileiros e indígenas.
A Casa de Artes do campus de Fortaleza do IFCE fica na Av. Treze de Maio, 2081- Benfica - Fortaleza. A atividade será realizada no pátio do equipamento.
Mais informações: (85) 3307.3670