Fortaleza
Mestrado promove aula inaugural
O mestrado em Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza promoveu sua aula inaugural no dia 24 de janeiro, com a palestra do deputado federal Ariosto Holanda sobre os desafios da educação, ciência e tecnologia. Segundo Ariosto Holanda, há um déficit na balança comercial brasileira da ordem de R$ 6 bilhões no setor de telecomunicações, razão porque o Brasil precisa formar mestres e doutores nessa área estratégica. “É investindo na pesquisa, na capacitação que vamos reverter esse quadro. Por isso, o Mestrado em Telecomunicações do IFCE é importante para o país”, destacou.
De acordo com Daniel Xavier, coordenador do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações, este programa de pós-graduação é dividido em três linhas de pesquisa: micro-ondas e ótica integrada, informação quântica e processamento digital de sinais. “Esse mestrado é a semente para novos cursos e uma contribuição do IFCE para a comunidade acadêmica do Ceará”, acrescentou.
O diretor-geral do campus de Fortaleza, Moisés Mota, destacou que o mestrado em Engenharia de Telecomunicações, sonho antigo da comunidade, é fruto de trabalho de qualificação feito com os docentes da área. “Precisamos verticalizar o ensino. Foi feita uma verticalização do ensino médio para o técnico, do técnico para as engenharias e destas para o mestrado. Estamos trabalhando agora para verticalizar também para o doutorado”, informou.
Na avaliação do reitor Virgílio Sales Araripe, o IFCE vem consolidado sua pós-graduação. Hoje, são 104 grupos de pesquisa, divididos em 8 grandes áreas do conhecimento. “Esse é o nosso terceiro mestrado. Mais um grande resultado. Temos alguns mestrados em via de aprovação junto à CAPES e esperamos que esse trabalho venha sedimentar a pós-graduação no Instituto Federal, que já está levando esses programas para o interior do estado”, afirmou.
Se quiser saber mais sobre o mestrado em Engenharia de Telecomunicações, clique aqui.
Na imagem, o deputado federal Ariosto Holanda em palestra durante aula inaugural. (foto: Francisco Costa).