Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Campus terá novos blocos didáticos
conteúdo

Notícias

Campus terá novos blocos didáticos

Edificações aumentarão os espaços para as atividades acadêmicas
última modificação: 13/01/2016 18h53
Na imagem, quadra coberta que cederá lugar ao prédio da pesquisa. (Foto: Rafael Oliveira).

Na imagem, quadra coberta que cederá lugar ao prédio da pesquisa. (Foto: Rafael Oliveira).

Expandir o atendimento à comunidade, mantendo a excelência do ensino, deve ser um dos principais propósitos de qualquer instituição de ensino superior. Não fugindo a essa regra, a diretoria-geral do campus de Fortaleza do IFCE, no propósito de ofertar à comunidade acadêmica um ambiente mais agradável e adequado para as ações que desenvolvem, dá início, neste mês de novembro, às obras de um novo bloco de ensino e de um prédio a atividade de pesquisa.

Os novos empreendimentos compreenderão cerca de 13.000 m² de área construída, sendo o bloco de ensino composto de 27 salas de aula, 17 laboratórios, 15 banheiros, sala para professores e salas para coordenadorias de cursos, elevador para pessoas com dificuldade de locomoção, além de um estacionamento com capacidade para 94 carros e 25 motos, duas das quais destinadas a portadores de deficiência. Já o prédio da pesquisa compreenderá 12 salas de aulas, 09 laboratórios de pesquisa, elevador para pessoas com dificuldade de locomoção, 04 gabinetes voltados para área administrativa e 14 banheiros.

Segundo o diretor-geral do campus de Fortaleza, Moisés Mota, os mencionados equipamentos têm como principal objetivo a ampliação da infraestrutura física e, consequentemente, a ampliação do atendimento à comunidade acadêmica. "Todo esse investimento que estamos fazendo, tanto de natureza física como de equipamentos, é para que possamos manter e consolidar a cada dia a nossa posição de referência no campo do ensino, da pesquisa e da extensão e ofertar estruturas didáticas modernas aos nossos alunos".

Ao todo, serão investidos cerca de 18 milhões de reais nas obras que se iniciaram desde o último dia 28/10, quando a Construtora Borges Carneiro LTDA, em conjunto com a equipe de arquitetos do campus, começou a fazer os primeiros mapeamentos da área que receberá as edificações. O prazo previsto para a entrega dos blocos, compromisso assumido em campanha pelo diretor Moisés Mota, é de um ano.

As edificações, que também abrigarão o curso de Licenciatura em Artes Visuais que atualmente funciona no anexo aldeota, serão erguidas nas áreas que atualmente abrigam a quadra coberta e o estacionamento de veículos da Rua Paulino Nogueira, razão por que, durante a construção da obra, a área do campo de futebol será utilizada como estacionamento.

Ainda com propósito de ampliar as instalações do campus de Fortaleza, a diretoria da unidade adquiriu um terreno, localizado na Avenida dos Expedicionários, nº 3060, imóvel que, depois de reformado, servirá de estacionamento para 37 carros e 04 motos. Com vistas a facilitar o acesso de pedestres ao interior do campus, será aberto um portão ao lado do complexo poliesportivo.