Notícias
Campus divulga protocolo de biossegurança
A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público do campus de Fortaleza do IFCE (CISSP-FOR) acaba de divulgar um protocolo de biossegurança que tem como objetivo basilar os gestores na tomada de decisões para a retomada das atividades presenciais levando em consideração o contexto da pandemia de Covid-19.
O documento servirá de apoio na tomada de decisões, bem como traz uma série de medidas de prevenção e critérios para utilização de espaços físicos para tentar minimização o risco de transmissão e garantir que a instituição possa promover um retorno seguro e organizado.
Dentre as medidas estabelecidas no documento, destaque para uso obrigatório de máscaras, distanciamento social de 2 metros, utilização de álcool em gel 70%, manutenção de ambientes arejados por ventilação natural, não compartilhamento de objetos de uso pessoal, dentre outras. O protocolo de biossegurança também apresenta um estudo de utilização de todos os setores do campus de Fortaleza bem como das áreas comuns.
Vale destacar que a estratégia de autorização do retorno das atividades presenciais em instituições de ensino é de responsabilidade Ministério da Educação (MEC) e Governo do estado do Ceará, por meio do atual Decreto nº 34103, de 12 de junho de 2021.
Odontologia
Para o retorno do atendimento odontológico, um grupo de profissionais de odontologia de cinco campi do IFCE elaborou um protocolo de biossegurança de odontologia.
O guia foi elaborado pelas odontólogas Annie Karoline Bezerra de Medeiros (campus Cedro), Jéssika Sâmeque Coêlho de Alencar (Crateús), Marília Guedes da Silveira Arrais (Quixadá), Patrícia de Barros Teles (Fortaleza), Rosina Maria Carvalho Caminha Muniz (Fortaleza) e Vanessa Costa de Sousa Ferreira (Sobral).
O manual tem por finalidade servir de guia para os serviços de odontologia da Instituição no estabelecimento de medidas de controle e prevenção de infecções. Confira aqui mais detalhes.