Notícias
Campus de Fortaleza modifica nome de auditório
O Conselho Superior do Instituto Federal do Ceará, atendendo à recomendação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), acaba de aprovar a mudança do nome do auditório superior do campus de Fortaleza do IFCE. Antes denominado de Castello Branco, o espaço passa agora a se chamar Nilo Procópio Peçanha.
Nilo Peçanha, enquanto presidente da República (1909-1910), criou no Brasil, por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, 19 Escolas de Aprendizes Artífices, instituições que deram origem aos Institutos Federais de hoje.
CNV
Em seu relatório final, a Comissão Nacional da Verdade prevê a revogação de medidas que, durante o período da ditadura militar, objetivaram homenagear autores das graves violações de direitos humanos. “Promover a alteração da denominação de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municipais, que se refiram a agentes públicos ou a particulares que notoriamente tenham tido comprometimento com a prática de graves violações" (Relatório da Comissão Nacional da Verdade, 2014, v. 1, p. 974).
Mais sobre o auditório
Importante espaço para a realização de eventos do IFCE, o auditório Nilo Peçanha é um espaço moderno, com capacidade para mais de 300 pessoas e equipado com projetores multimídia, sistema de som, painéis acústicos sobre as paredes laterais, sistema de refrigeração, saída de emergência e acessibilidade para pessoas com deficiência. Toda a estrutura visa atender à demanda da comunidade acadêmica, proporcionando conforto e segurança.