Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Campus aprova 16 projetos no PAPEX
conteúdo

Notícias

Campus aprova 16 projetos no PAPEX

Em todas ás áreas temáticas a unidade conseguiu êxito
última modificação: 06/09/2018 11h30

O campus de Fortaleza do IFCE conseguiu aprovar 16 projetos no recente edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX) do IFCE. A seleção, realizada em duas etapas, levou em consideração critérios como integração com ensino e pesquisa, relevância da proposta e currículo do autor do projeto.

Em todas as seis áreas temáticas contempladas pelo edital (comunicação, cultura, direitos humanos, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho), os servidores de Fortaleza conseguiram aprovação, se destacando como um dos campi que mais aprovaram projetos.

Um deles é o Capoeira e Educação, coordenado pelo servidor Domingos Filho. Ele ministra aulas de capoeira no campus desde 1999 por meio do grupo “Cordão de Ouro - IFCE - Uma academia de amigos”, que agora também está contemplado no PAPEX.

Para Domingos, ofertar o esporte de maneira gratuita e aberta à comunidade é bastante gratificante. "Esse esporte integra minha vida desde janeiro de 1984, quando iniciei meus primeiros passos na arte. Hoje, dedico parte do meu tempo ensinando e aprendendo nessa missão que resolvi abraçar", afirma o coordenador e mestre de capoeira do grupo.

Outro projeto aprovado é o “Atividades de apoio ao curso pré-enem para estudantes de família de base”. Fundado em 2016, a iniciativa oferta vagas gratuitas em curso preparatório para o Enem para alunos que residem em Fortaleza ou região metropolitana e que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário.

Segundo o professor Pedro Hermano, que coordena a iniciativa, o curso tem promovido boas oportunidades para estudantes que têm como foco a preparação para o Enem: "o curso Pré-Enem é um curso pré-vestibular para estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade social egressos de escolas públicas ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas. Este trabalho consiste no desejo de promover condições mais igualitárias aos estudantes quando do almejo ao ingresso no ensino superior e já está sendo ofertado à comunidade no terceiro ano consecutivo."

Satisfeito com o resultado apresentado, o diretor de Extensão do campus de Fortaleza, Edson Almeida, comemorou as aprovações e disse que a meta é aumentar a oferta de cursos de extensão em Fortaleza ainda em 2018.

"A extensão como tripé na formação dos alunos, juntamente com o Ensino e a Pesquisa, vem sendo estimulada pela Diretoria de forma a gerar avanços tanto no que se refere a cursos como a ações para a comunidade, de maneira a melhorar e aprimorar soluções e processos para o bem comum. No ano de 2017, tivemos 820 ações e cursos voltados para a comunidade e, no ano de 2018, estamos ofertando vários cursos presenciais de Extensão e iremos lançar antes do final do ano uma gama de cursos de Extensão na modalidade Ead - Educação a Distância", disse Edson.

Todos os projetos aprovados terão duração de seis meses e serão financiados pela Pró-reitoria de Extensão do IFCE (PROEXT), com direito a concessão de bolsas a discentes do campus. Confira aqui a lista completa de aprovados.

registrado em: , ,