Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Caminho Digital é implantado no CEPID
conteúdo

Notícias

Caminho Digital é implantado no CEPID

Projeto foi desenvolvido por pesquisados do IFCE
última modificação: 11/01/2016 18h15

Bolsista faz demonstração do equipamento Desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA) do IFCE, o "Caminho Digital" está sendo implantado como projeto-piloto no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID), cuja inauguração ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 14, às 10h, pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e pelo Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira.

Custeado pelo LAPADA, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFCE, o "Caminho Digital" se operacionaliza por meio de uma bengala que capta informações acopladas a um piso podotátil e as envia ao smartphone, sob a forma de áudio, com a finalidade de auxiliar o deslocamento de deficientes visuais. De acordo com o professor Anaxágoras Girão, idealizador do piso tátil audiodescritivo, o CEPID funcionará como um campo de prova para homologar a importância do projeto e sua eficiência na localização e orientação das pessoas com deficiência visual em ambientes fechados.

"Esperamos que esse piloto sirva de vitrine para a implantação do Caminho Digital em outros aparelhos públicos do governo assim como acontece com as rampas e elevadores para deficientes físicos", explicou. O professor vai mais longe ao dizer que esse é o primeiro de uma série de produtos que o LAPADA e o Núcleo de Tecnologia Assistiva estão idealizando, com vistas a deixar a cidade totalmente acessível aos deficientes visuais.

Ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, o CEPID tem o objetivo de desenvolver ações de educação profissional voltadas prioritariamente a pessoas com deficiência, com foco na sua qualificação e inserção no mercado de trabalho.