Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Biblioteca comemora 50 anos de funcionamento

Biblioteca comemora 50 anos de funcionamento

Programação diversificada movimenta comunidade
última modificação: 17/11/2018 20h07

A biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira, do campus de Fortaleza do IFCE, em 2018, está celebrando 50 anos de funcionamento. Para comemorar a data, preparou uma programação especial voltada para alunos, servidores e comunidade externa.

No próximo dia 4 de dezembro, no auditório Iran Raupp, será realizada uma apresentação do Coral de Vozes do IFCE seguida por uma mesa-redonda com o tema "Biblioteca, livro, literatura, cordel, tem no Nordeste, sim senhor!". A mesa terá a participação dos professores Arlene Vasconcelos, Fernando Lira, Odilon Monteiro e Carlos Vasconcelos.

Já nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, será realizada uma oficina de conservação de livros, com o objetivo de divulgar os fatores de degradação de material bibliográfico e explicar os procedimentos técnicos de conservação preventiva. Ao todo serão ofertadas 10 vagas, e os interessados deverão se inscrever por e-mail (biblioteca.fortaleza@ifce.edu.br), fornecendo nome, matrícula e telefone. A carga horária da oficina é 12 horas-aula, e as atividades acontecerão na biblioteca.

Também no dia 5, às 16h, será realizada a premiação dos leitores do ano. Na oportunidade, os três alunos que mais fizeram empréstimo de livros durante o ano de 2018 serão agraciados com premiações. Os dados serão colhidos do sistema Sophia Biblioteca.

Cordel
Na próxima terça-feira (20/11), acontecerá uma oficina de cordel com o professor Stélio Torquato (UFC). Estão previstas duas turmas: uma, pela manhã, e outra, à tarde. As inscrições acontecem de 14 a 19 de novembro pelo e-mail biblioteca.fortaleza@ifce.edu.br.

E ainda com o tema Cordel, a Biblioteca está realizando o primeiro concurso de Literatura de Cordel. Podem participar alunos da unidade regularmente matriculados. As inscrições são realizadas entre 12 de novembro e 10 de dezembro. Os interessados devem conferir o edital.

A Biblioteca
Fundada em 8 de dezembro de 1968, a Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira conta com um acervo de aproximadamente 41.908 volumes, entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, teses, dissertações, monografias e CDs. Aberta ao público de segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h45, o espaço conta com, além do acervo, sala de estudo coletivo e individual, terminais para consultas do acervo, guarda-volumes, espaço para consulta local, setor de multimídia, setor de conservação e restauração de acervos, setor de informação e referência, setor de processos técnicos e setor de circulação.