Notícias
Aplicativo de alunos do IFCE utilizado em evento na STDS
Um aplicativo criado por alunos do curso de Ciências da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi utilizado, dessa vez, pela estudante Danielle Cardoso, que apresenta paralisia cerebral, para ministrar a palestra "Pernas, para que te quero se, como uma borboleta eu posso voar?”.
O Voz foi desenvolvido pelos alunos Bruno Roberto, Elton Nobre e Wendel Jardel Damião e consiste em uma prancha de comunicação básica constituída por categorias de símbolos. O programa surgiu a partir de uma necessidade de ampliar o repertório comunicativo, que envolve habilidades de expressão e compreensão das pessoas com problemas e carências na fala. No ano passado, a jovem escritora cearense Aldenísia Santos, portadora da mesma doença, lançou seu primeiro livro “O Admirável Mundo de Nísia” com o auxílio do programa.
No evento realizado no dia 12 de fevereiro no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Danielle Cardoso esclareceu à sociedade sobre a paralisia cerebral e mostrou a luta diária de quem convive com essa patologia.