Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Ambiente virtual de literatura é criado no ProfEPT
conteúdo

Notícias

Ambiente virtual de literatura é criado no ProfEPT

Plataforma interativa busca estimular alunos
publicado: 10/07/2019 18h17, última modificação: 22/07/2019 11h17

Ciberliteratura é a plataforma digital desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e já está disponível em: http://ifce.sanusb.org/ciberliteratura/. Concebido pela professora de Língua Portuguesa Angélica Benício, o ambiente virtual permite a interatividade dos hipertextos literários.

Ao acessar a plataforma Ciberliteratura, os estudantes encontram aulas de literatura com hipertextos e diferentes modalidades, como música, vídeo e imagem. Além disso, a interatividade possibilita que o leitor defina os rumos do texto, por meio da seleção das ações das personagens. O aluno também pode enviar virtualmente a tarefa ao professor, assim como o docente pode acompanhar o desempenho dos discentes, explica Benício.

Segundo a professora Angélica Benício, a intenção é que as aulas virtuais - com metodologia que contempla desde a motivação do aluno até a interpretação dos textos literários digitais - estimulem a aprendizagem e o gosto pela leitura dos alunos.

De acordo com a mestranda, que contou com a orientação dos professores Sandro Jucá e Solonildo Almeida, a motivação para a criação desse produto educacional foi a constatação de que a literatura presente na internet, ausente do currículo escolar, pode ser utilizada em prol da formação de leitores.

A plataforma foi testada ainda no primeiro semestre de 2019 com resultados satisfatórios. Na ocasião, foram feitas aplicações do ambiente virtual nas turmas de 1ª série da Escola Profissional Maria Cavalcante Costa, em Quixadá, onde Angélica é professora.

Saiba mais sobre a plataforma: http://ifce.sanusb.org/ciberliteratura/

Mais informações: (85) 3307.4020

 

registrado em: ,