Notícias
Alunos promovem interação com a sociedade
Além das aulas teóricas e práticas ministradas em sala de aula, o curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus de Fortaleza tem procurado interagir com a sociedade, por meio de programas de extensão, envolvendo alunos e professores. Exemplo disso são os projetos Dançar é Lazer, Intervalo Lúdico, Viver Bem e Qualidade de Vida e Ginástica Laboral.
O Dançar é Lazer, criado em abril de 2011, é um projeto que oferta aulas gratuitas de dança de salão a servidores, alunos e membros da comunidade. Todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, cerca de 100 pessoas praticam a dança, sob orientação de alunos e professores e profissionais da área de dança que atuam como voluntários. Já o Intervalo Lúdico, instituído em outubro de 2012, promove, ás terças e quintas-feiras, brincadeiras infantis, com vistas a engajar os estudantes do campus de Fortaleza na prática de esportes e a tornar os intervalos das aulas mais dinâmicos e divertidos.
No projeto Viver Bem, sob a orientação da profa. Socorro Castelo Branco, cinco bolsistas do curso realizam semanalmente atividades lúdicas e recreativas com idosas do abrigo Recanto Coração de Jesus, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores do local. Além disso, o trabalho, realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, também tem como finalidade envolver pessoas idosas em atividades físicas, diminuindo assim problemas próprios da idade avançada.
Voltado para os servidores do IFCE, o programa Qualidade de Vida e Ginástica Laboral promove atividade esportivas como vôlei, futsal, musculação, natação, judô, capoeira, dentre outras. A finalidade é promover momentos de descontração e interação entre as pessoas que fazem o dia a dia da instituição e incentivar a prática de esportes, reconhecidamente importante para a preservação da saúde.
Mais sobre o curso
O curso Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer possui duração de 3 anos e oferta semestralmente 25 novas vagas, sendo a forma de ingresso definida pelos critérios do SISU. Com uma carga horária de 1.980 horas, o curso contempla disciplinas como comunicação, sociologia, políticas públicas, empreendedorismo, matemática financeira, gestão mercadológica, ética e sociologia do lazer.
Dentre as habilidades e competências dos egressos do curso, destaque para criação de planos estratégicos, prestação de consultorias, assessoria em eventos e prestação de serviços ligados a lazer, esporte, folclore, arte e cultura. Os profissionais dessa área geralmente atuam como coordenadores de projetos na área de esporte ou como monitores de atividades recreativas e professores.