Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Alunos promovem evento de arte e ciência
conteúdo

Notícias

Alunos promovem evento de arte e ciência

Essa é a 2ª edição do evento que movimenta dezenas de alunos
última modificação: 08/12/2015 11h29

Com o objetivo de desenvolver competências e inteligências múltiplas por meio da interdisciplinaridade, o campus de Fortaleza do IFCE, por meio do Departamento de Ensino Médio e Licenciaturas (DEMEL), realizou, entre os dias 05 e 07 de dezembro, a II Mostra Interdisciplinar Juventude, Arte e Ciência (JAC). O evento congregou alunos de 12 turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

A atividade envolveu temáticas ligadas as disciplinas de português, história, geografia, biologia, sociologia, filosofia, matemática, física, desenho e inglês. Dentre as temáticas abordadas nos trabalhos apresentados destaque para as invenções e avanços do novo milênio, a Televisão brasileira nos anos 60 e a música apresentada pelo sanfoneiro Luiz Gonzaga na década de 30. Em paralelo a JAC, também foi realizada a I Exposição fatos em fotos: cidades históricas do Ceará.

Uma das organizadoras da JAC, a professora Dora Gadelha, fala da qualidade dos trabalhos que foram apresentados e enfatiza a importância da atividade "Os trabalhos estão cada vez melhores. Desde a I JAC, a qualidade foi surpreendente. A experiência é fundamental para a formação dos nossos alunos porque é uma atividade que os possibilita o caminho da pesquisa para a construção do conhecimento e a expressão dos seus talentos artísticos."

As ações educativas pretendem romper os paradigmas da avaliação tradicional, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências múltiplas. Além disso, é uma oportunidade de os estudantes compreenderem os elementos de ordem política, social, econômica e cultural que permeiam a sociedade brasileira e de desenvolverem a expressão dos conhecimentos por meio da arte e da cultura.