Notícias
Alunos desenvolvem robótica educacional
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos de física adquiridos em sala da aula, três estudantes do campus de Fortaleza do IFCE desenvolveram kits de robótica didáticos. Intitulada de Projeto Refex, a iniciativa foi desenvolvida com um baixo custo de produção, e contou com os alunos participando de todo o processo, desde a concepção até a montagem final.
O resultado obtido foram três protótipos: o robô que tem medo do escuro, que funciona a partir da luminosidade e quando se depara com uma superfície negra interrompe o trajeto; o robô que segue linhas, que é capaz de, por meio de sensores, andar obedecendo a linhas negras na superfície; e o carrinho de controle remoto, modelo semelhantes ao vendido nas lojas de brinquedo.
O projeto teve inicio quando Roberto Silva, que acaba de ser aprovado no Mestrado em Ciências e Matemática do campus de Fortaleza, foi professor dos estudantes Rafael Silva e Luana Samara, na Escola Estadual Plácido Aderaldo Castelo. Atualmente, os três são alunos do campus de Fortaleza do IFCE, Rafael Silva cursa Engenharia da Computação, enquanto Luana Samara é aluna da Licenciatura em Física.
De acordo com Roberto Silva, o grande diferencial do projeto é que permite aos estudantes praticarem os conhecimentos adquiridos nas aulas, despertando assim o interesse por áreas como robótica e eletrônica. "Os estudantes participaram de todo o processo e, com isso, desenvolveram habilidades". Roberto ainda ressaltou o incentivo do IFCE ao projeto. "O Instituto tem apoiado bastante e incentivado o aprofundamento dessa pesquisa".
De maneira geral, os materiais utilizados na confecção dos protótipos são motores, rodas, placas de circuitos, sensores, parafusos, porcas e demais componentes eletrônicos. Para obter mais informações sobre o projeto, basta enviar e-mail para (projetorefex@gmail.com).