Notícias
Alunos desenvolvem aplicativo para voz
Os alunos do campi de Fortaleza e Maracanaú desenvolveram aplicativo destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais que tem dificuldade de falar para que elas se comuniquem melhor. O software Voz é uma prancha de comunicação básica constituída por categorias de símbolos. O programa surgiu a partir de uma necessidade notada pelos estudantes, em meio a estudos relacionados ao tema.
O aplicativo divide as palavras por grupos e as diferencia por cores, o que facilita a comunicação para os deficientes, como no caso da jovem Aldenísia Santos, 23, portadora de paralisia cerebral e que conseguiu lançar o livro O Admirável Mundo de Nísia com a contribuição da referida tecnologia.
"O conceito que a gente teve para o software foi uma idéia de grupos. Por exemplo: pais e filhos. Temos o grupo pais, que significa comidas, e clicando nesse grupo vai aparecer vários filhos, que são os tipos de comidas. Assim, os usuários do Voz conseguem definir o que desejam comer clicando na palavra que é sintetizada pelo sistema", conta o estudante Elton Nobre, do campus de Maracanaú.
Os estudantes do IFCE que criaram o Voz fazem parte do Programa Universitário Brasileiro de desenvolvimento para IOS (BEPID). Para Bruno Roberto, aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza, a participação no BEPID foi fundamental para a criação do aplicativo.
Você pode conhecer mais sobre o aplicativo no site www.vozboard.com, que está disponível para download na APPstore e em breve na Playstore.