Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Alunos desenvolvem aplicativo para coletivos
conteúdo

Notícias

Alunos desenvolvem aplicativo para coletivos

O Bus-K identifica o itinerários dos ônibus e das vans de Fortaleza
última modificação: 12/01/2016 16h34
Na imagem, os alunos Marcus Pimenta (esquerda) e João Paulo (direita), responsáveis pelo desenvolvimento do Bus-K Fortaleza. (Foto: Rafael Oliveira).

Na imagem, os alunos Marcus Pimenta (esquerda) e João Paulo (direita), responsáveis pelo desenvolvimento do Bus-K Fortaleza. (Foto: Rafael Oliveira).

Com o propósito de facilitar a vida das pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo de Fortaleza, tantos os ônibus como as conhecidas Topics, três estudantes do curso de Engenharia da Computação do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará desenvolveram o aplicativo Bus-K Fortaleza. A nova tecnologia disponibiliza gratuitamente os pontos de paradas de todas as linhas de Fortaleza, assim como o trajeto dos coletivos.

Disponível gratuitamente para aparelhos celulares e tablets com o sistema operacional Android, o aplicativo cruza as informações com o serviço de mapas do Google e consegue ajudar o usuário do transporte coletivo, fornecendo-lhe informações acerca da linha a pegar para se dirigir a um determinado ponto da cidade, do local de parada dos coletivos, incluindo o alerta quando a sua parada de destino está se aproximando.

O Bus-K Fortaleza é uma iniciativa dos estudantes João Paulo da Silva, Marcus Pimenta e Solon Alves Peixoto, diretores da empresa Adapter tecnologia, uma das incubadas da Incubadora de Empresas do campus de Fortaleza. De acordo com Marcus Pimenta, a criação do aplicativo visa facilitar a vida das pessoas. "A gente notou que muitas pessoas se confundiam com essa questão dos ônibus e ficavam na dúvida de qual coletivo deviam pegar. Então, pensamos em desenvolver algo que facilitasse a vida de todos que utilizam o transporte coletivo".

De acordo com João Paulo, a equipe pretende aperfeiçoar ainda mais o software e estender a sua cobertura à região metropolitana de Fortaleza. "Estamos tentando a cada dia melhorar o sistema e facilitar ainda mais a rotina de quem anda de ônibus e topic. É pensamento da equipe estender esse serviço também aos ônibus intermunicipais que cobrem a região metropolitana de Fortaleza".

Além do serviços já relatados, o Bus-K Fortaleza também possui interface com o twitter da Autarquia Municipal de Transito de Fortaleza (AMC), o que permite o acesso a informações sobre o tráfego nas principais vias da cidade, por exemplo, a ocorrência de engarrafamentos, colisões, trecho em obras, etc. Baixar o aplicativo é fácil. Basta clicar aqui